Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Como contratar o gerente de produto certo para suas necessidades de TI

 Veja como encontrar os melhores candidatos para ajudar a liderar a mudança da sua organização para uma TI multifuncional baseada em produtos.

reunião, encontro, mãos, cumprimento

As organizações de TI estão mudando cada vez mais de estruturas organizacionais baseadas em projetos para metodologias baseadas em produtos, que envolvem equipes multifuncionais. Esses novos blocos de construção de negócios incluem profissionais de tecnologia e negócios, e geralmente são liderados por um gerente de produto, que atua como o ponto de referência durante todo o ciclo de vida do produto.

Os gerentes de produto não são uma nova categoria de trabalho, mas essa mudança significa que eles se tornaram proeminentes e importantes para as estratégias de muitas empresas. Como resultado, muitos líderes corporativos que estão acostumados a contratar para TI agora precisam aprender o que faz um bom gerente de produto enquanto procuram preencher essas funções.

Se essa é uma posição em que você se encontra, não entre em pânico. Conversamos com vários especialistas, incluindo gerentes de produto e aqueles que os supervisionam, contratam e orientam, sobre o que você deve procurar se estiver contratando um novo profissional para sua equipe.

Seth Dobbs, CTO da empresa de consultoria e serviços de TI Bounteous, dá um esboço muito bom de como seria um gerente de produto ideal. “Esta é absolutamente uma função híbrida e requer uma boa combinação de habilidades”, diz ele. “Eles precisam ter conhecimento suficiente em tecnologia e UX para pelo menos poder entender as restrições e compensações técnicas e de experiência, mas precisam estar centrados nos negócios e no valor do cliente para orientar a tomada de decisões em torno das compensações”.

Dobbs diz que também procura adaptabilidade, dadas as rápidas mudanças que geralmente evoluem em um ambiente baseado em produtos, além da capacidade de “cumprir prazos, orçamentos e a estratégia geral de negócios à medida que trabalham com essas compensações”, diz ele. “Eles também precisam ter fortes habilidades interpessoais e saber como se apoiar nos especialistas para alavancar seus insights na formação de um roteiro e plano, mas também alavancar suas habilidades para realizar o trabalho”.

É mais fácil falar do que fazer, é claro, e na prática será difícil encontrar um candidato que possa cobrir todas essas bases. Mas nossos especialistas nos deram algumas orientações muito boas sobre qualidades específicas a serem procuradas em um candidato.

Procure ótimos comunicadores

Quase todos com quem conversamos concordaram que as habilidades de comunicação são essenciais quando se trata de gerenciamento de produtos. “Normalmente, posso dizer nos primeiros 15 minutos de uma ligação telefônica se vou ou não contratar alguém”, diz Cait Porte, Diretora de Marketing da empresa de desenvolvimento de software Digibee e com experiência em gerenciamento de produtos. “As pessoas que podem se articular bem podem traduzir palavras e frases de negócios e tecnologia de uma maneira que minha equipe responderá bem. Comunicadores eficazes podem não apenas se articular bem, mas servir como tradutores entre negócios e tecnologia, garantindo que as soluções certas estejam no topo da lista de prioridades”.

Tal Laufer, Vice-Presidente de Produtos da empresa de segurança cibernética Perimeter 81, explica que a comunicação é essencial neste trabalho devido ao papel que os gerentes de produto desempenham na coordenação de várias partes interessadas. “Um gerente de produto serve como uma ponte na organização. Muitos aspectos de seu trabalho envolvem conectar e unir diferentes equipes e disciplinas, buscando o sucesso de toda a empresa”, diz ela.

Procure aqueles que vão além dos dados

A maioria das empresas, especialmente em tecnologia, se orgulha de tomar decisões baseadas em dados, e muitos dos membros da equipe com quem um gerente de produto trabalhará serão muito focados em dados. Dito isso, um gerente de produto precisa ser capaz de entender o que os dados concretos estão dizendo a eles – mas também se sentir à vontade para tomar decisões mais intuitivas e criativas. “Ser técnico é ótimo – permite que você entenda os detalhes – mas também pode atrapalhar às vezes”, diz Luke Gannon, Gerente de Produto da empresa de banco de dados gráfico Neo4j. “Se você só pode ver as coisas com seu chapéu de desenvolvedor/cientista da computação, corre o risco de ficar fechado para ideias e sugestões novas e criativas”.

“Muitas pessoas estão enfatizando as métricas e sendo orientadas por dados”, diz Shane Quinlan, Diretor de Gerenciamento de Produtos da empresa de desenvolvimento de software Kion. “Mas na maioria dos casos, você está começando com um conjunto de dados que não é estatisticamente significativo – nem todos estamos construindo B2C em uma escala louca. Sim, os dados são importantes. Não, você não precisa esperar por dados perfeitos para tomar uma decisão. Arrisque-se. Cometa erros. Fique confuso”.

Enfatize resultados mensuráveis

Nada ajuda a sintonizar a intuição de um candidato como a experiência. Holly Hester-Reilly, fundadora e CEO da H2R Product Science, uma empresa de consultoria e treinamento em gerenciamento de produtos, diz que o currículo de um candidato deve mostrar o que ele fez no campo – e o que conquistou. “A primeira coisa que um gerente de contratação deve procurar são resultados mensuráveis ​​em seu currículo”, diz ela. “Não basta dizer que eles passaram pelos movimentos do gerenciamento de produtos. O gerente de contratação precisa saber quais melhorias tangíveis foram alcançadas”.

E embora possa haver um estereótipo de gerentes de produto de cara nova com pouca experiência no mundo real, muitas empresas escolherão candidatos com profundo conhecimento do domínio de negócios em que trabalharão, de acordo com Stephanie White, Diretora e Chefe de Produto, Tecnologia e Profissional na empresa de recrutamento de fintech EC1. “Os gerentes de produto que nossos clientes contratam precisam ser especialistas no domínio, entender como o produto está sendo usado comercialmente, bem como entender o produto de ponta a ponta tecnologicamente”, diz ela. “Isso é para que eles possam participar de reuniões com clientes e vender a experiência do usuário, como uma extensão para as equipes de vendas e proposições”.

Charles Paumelle, Diretor de Produtos e cofundador da Microshare, uma empresa de soluções de dados de construção inteligente, concorda. “É necessária perspicácia comercial e técnica para responder às perguntas ‘Por que os clientes gastarão dinheiro em nosso produto?’ e ‘Como nossa organização pode oferecer uma solução econômica para as necessidades do cliente?’”, diz ele.

Olhe além dos certificados e da educação

Por outro lado, muitos dos especialistas com quem conversamos consideravam menos o treinamento formal e a educação. “As certificações não são a chave para se tornar um gerente de produtos”, diz Quinlan, da Kion. “Não importa quantas aulas seu empregador anterior pagou $ 5.000, se você não puder explicar simplesmente como um site funciona, falar sobre um produto que te inspira e priorizar o trabalho com algum nível de objetividade, você não entrará”.

Porte, da Digibee, vai ainda mais longe do que isso. “Historicamente, os cargos de gerentes de produto eram reservados para graduados em MBA”, diz ela. “Como alguém que atuou como gerente de contratação e obteve seu MBA, acredito que não deveria ser uma qualificação como gerente de produto”. Não é que ter esse diploma seja uma coisa ruim em si, diz ela, mas “as pessoas naturalmente pensam que um MBA é uma qualificação suficiente. Na verdade, é muito mais do que isso”.

Entenda suas necessidades específicas baseadas em produtos

Se você está preocupado em encontrar alguém que se encaixe perfeitamente em todas essas notas, boas notícias: com toda a probabilidade, você terá mais de um gerente de produto em sua empresa, e diferentes funções específicas e níveis de experiência podem ser necessários.

“Em termos de experiência, às vezes você procura alguém que tenha experiência em determinado mercado ou com determinada tecnologia, mas outras vezes está disposto a investir em alguém que tenha atitude e aptidão sem experiência”, diz Trisha Price, Diretora de Produto da empresa de desenvolvimento de software Pendo. “Não existe um tamanho único, porque equipes diversas com experiências diversas são o que impulsionam os melhores resultados e criam as melhores culturas”.

“Existem diferentes ‘sabores’ de gerentes na prática”, diz Quinlan, da Kion. “Existem de inicialização, de entrada no mercado, de escala, de design, de plataforma, de dados e muito mais. Alguém que é incrível em um ‘sabor’ pode não ser o melhor em outros (ou haverá um período de ajuste). Compreender o seu problema é fundamental para contratar o gerente de produto certo. Isso informará como você os classifica em habilidades específicas – mais técnicas, mais orientadas para os negócios, mais orientadas para o design, um faz-tudo”.

“Eu considero a capacidade e a aspiração de um candidato de ser mais um ‘pioneiro’, um ‘colono’ ou um ‘agricultor’”, diz Paumelle, da Microshare. “O gerenciamento de produtos varia de pura inovação e P&D para criar produtos totalmente novos (o ‘pioneiro’ rumo ao desconhecido), até a produtização de produtos alfa em um mercado mainstream (o ‘colono’ que estabelece uma comunidade e constrói as primeiras estruturas), à otimização dos produtos estabelecidos (o ‘agricultor’ que aumenta a produtividade ano após ano)”.

Adapte seu processo de entrevista

Você pode descobrir parte disso por meio de currículos e trocas de e-mail, mas muito da sua decisão de contratação se resume à entrevista e como o candidato se sai na sala (ou no Zoom, conforme o caso). Nossos especialistas tiveram muitos conselhos sobre como avaliar um candidato em uma entrevista:

– “Algo que fazemos como parte de nosso processo de entrevista é um pouco de dramatização”, diz Mona Ghadiri, Diretora de Gerenciamento de Produtos da empresa de segurança cibernética BlueVoyant. “Parte disso é ver como eles respondem ao jogo de papéis em geral; colocar-se no lugar de outra pessoa é tão importante como gerente de produto. Também é fundamental ver como eles respondem às perguntas e pensam rapidamente quando uma declaração de problema está na frente deles, porque ficamos à frente de clientes e colegas apresentando informações com frequência. Também perguntamos como eles priorizaram o trabalho no passado. Não estamos procurando que eles descrevam estruturas como RICE [alcance, impacto, confiança e esforço] ou WSJF [trabalho mais curto ponderado primeiro], mas vendo se eles foram capazes de usar essas estruturas em uma aplicação prática”.

– “Peço exemplos bons e detalhados de como eles fazem compensações em relação à necessidade de negócios, desejo do usuário e viabilidade técnica, e como eles navegam com sucesso pelas diferentes partes interessadas para chegar a um acordo”, diz Dobbs, da Bounteous. “Também normalmente peço a eles que me guiem por uma estratégia ou roteiro de alto nível para um produto que eles gerenciaram no passado. No geral, tento entender como eles pensam, como reagiram em vários cenários e como levam as coisas adiante”.

– “Não importa o nível para o qual eles estão sendo entrevistados, do nível básico ao diretor sênior, sempre procuro uma paixão para resolver os problemas do cliente”, diz Dan Ciruli, Vice-Presidente de Gerenciamento de Produtos do provedor de serviços de software D2iQ. “Essa é a primeira coisa que eu quero de um gerente de produto. Uma das minhas perguntas favoritas da entrevista é: ‘Conte-me sobre seu cliente favorito’. A resposta deles me diz tudo o que preciso saber sobre como eles trabalham com os clientes, o que os inspira e se eles são ou não realmente solucionadores de problemas”.

Não perca de vista os intangíveis

“Sou um grande fã de encontrar o ‘talento bruto’ que daria um ótimo profissional”, diz Quinlan, da Kion. “Para um gerente de produto associado, as habilidades do dia a dia podem ser ensinadas, mas você não pode fingir ou aprender interesse pelo problema e empatia com seus colegas e usuários”. No final, a maioria dos nossos especialistas concordou, é esse interesse em resolver problemas que é a qualidade mais importante para encontrar em um candidato a gerente de produto.

“Entrei no gerenciamento de produtos com experiência em desenvolvimento de hardware”, explica Laufer, da Perimeter 81. “Mesmo como engenheiro, sempre tive curiosidade sobre o quadro completo. O que os clientes querem? Como é o mercado? Como podemos construir um produto melhor para nossos clientes? Essa curiosidade e meu amor por trabalhar com pessoas me levaram a um papel focado em produtos. Eu tive que aprender sobre muitos assuntos, todos de uma vez, mas eu me diverti (e ainda me divirto!) fazendo isso”.

Ela acrescenta: “Adoro essa parte do trabalho, ensinar os jovens gerentes a fazer as coisas certas”. Esperamos que os gerentes de produto que você encontrar sigam esse mesmo caminho de sucesso.

Josh Fruhlinger, CIO

https://itforum.com.br/noticias/como-contratar-o-gerente-de-produto...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 41

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço