Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Companhias Usam Detetives Para Investigar Funcionários

Sujeitas a uma quantidade crescente de fraudes praticadas por funcionários, empresas recorrem cada vez mais a investigações para apurar desvios. A Justiça do Trabalho tem admitido provas colhidas nesse tipo de averiguação, desde que respeitado o sigilo e que o empregado tenha chance de se defender. Há casos de companhias usando fotos e filmagens feitas por detetives particulares, além de dados de redes sociais na internet.

"Se a acusação for leviana, a empresa vai arcar com uma indenização", alerta o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra da Silva Martins Filho. As buscas incluem desde pequenos desvios, como a retirada de material e a falsificação de notas, a esquemas de fraudes em grandes corporações.

Em investigação recente, uma empresa de grande porte conseguiu descobrir que um funcionário desviou R$ 300 mil por meio de falsificação de boletos bancários. Ele usava o computador do trabalho para fazer cópias dos boletos, alterando apenas a sequência numérica. Os pagamentos feitos pelos clientes eram desviados para uma conta bancária que não pertencia à empresa. A fraude foi descoberta com a análise da rede interna. O funcionário tentou apagar os rastros com um software especializado. Foi demitido, reconheceu a fraude e o caso foi parar na polícia.

Fonte:|http://www.valor.com.br/brasil/2595118/companhias-usam-detetives-pa...

Exibições: 214

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço