Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Confira tudo o que aconteceu no IT Forum Trancoso 2024!

Edição de 26 anos do IT Forum teve seu primeiro momento de 2024 em Trancoso, na Bahia, e discutiu sobre a revolução verde.

IT Forum Trancoso 2024IT Forum Trancoso 2024. Foto: PlaypBrasil

Terminou no domingo (05) o IT Forum Trancoso, edição que celebra os 26 anos dos fóruns de tecnologia promovidos pelo IT Forum. E foi uma edição grandiosa: com quase 700 participantes, sendo pouco mais de 120 CIOs, o evento teve como tema a Revolução Verde e seu impacto no setor de TI. 

Embalado pela temática do evento, Miguel Setas, CEO da CCR, abriu o evento compartilhando com CIOs e executivos da indústria de tecnologia alertas sobre o papel que lideranças executivas terão frente aos desafios climáticos que o mundo enfrenta – e a posição do Brasil nesse cenário.  

Miguel Setas IT Forum Trancoso 2024 CCR

“Precisamos passar da mentalidade de que estamos aqui para extrair o máximo possível da natureza para uma mentalidade de que somos parte da natureza”, provocou. “É uma convergência para uma nova ética, uma nova forma de pensar o mundo.” 

Sandro Paulino de Fariabiólogo e diretor executivo da Carbono Florestal, também participou da plenária de abertura do evento e abordou a importância de projetos de preservação do bioma para combater os efeitos das mudanças climáticas no globo. O Distrito Itaqui é um destes projetos. 

Sandro Biólogo Carbono Florestal

O segundo dia do evento iniciou com o tema “Pessoas, tecnologia e sustentabilidade: criando um futuro responsável”. Entre os destaques, Tonny Martins, gerente-geral da IBM América Latina, compartilhou as metas ambiciosas da empresa para redução de emissões, destacando uma redução já realizada de 68,5%.  

Ele enfatizou a importância da sustentabilidade não só para o meio ambiente, mas como uma estratégia que gera eficiência, lucratividade e atração de investimentos. 

IT Forum Trancoso Déborah Oliveira, diretora de conteúdo do IT Forum; Tonny Martins, gerente-geral da IBM América Latina; e Helio Bruck Rotenberg, presidente da Positivo Tecnologia

Helio Bruck Rotenberg, presidente da Positivo Tecnologia, abordou a integração do ESG na cultura corporativa da empresa, destacando iniciativas como o suporte na produção de respiradores durante a pandemia, que resultou na entrega de 6 mil unidades ao SUS. Rotenberg e Martins ressaltaram os desafios enfrentados, como a necessidade de uma liderança efetiva e a integração da sustentabilidade nas operações diárias, bem como a gestão eficiente de dados dispersos pela empresa e parceiros. 

Em seguida, subiram ao palco Rodrigo Kede, presidente Américas da Microsoft; e Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, para falar sobre o impacto da Inteligência Artificial e como usar o hype da tecnologia para criar soluções que ajudem nas causas da empresa. 

“O Brasil está no momento de aproveitar a transição energética, entendendo o potencial agrícola dessa nação. Com a matriz energética, capacidade de produção agrícola e uma época de crise climática, temos que entender como a tecnologia pode nos ajudar. E o nosso papel é entender quais são os componentes dessa tecnologia que podem fazer a diferença em um ambiente social e econômico”, comenta Coelho. 

Para o executivo do Google, a IA tem três pilares: negócios (aumentar a receita); aumento de produtividade e eficiência; e inovação. São esses drivers, segundo ele, que fazem com que esse hype se transforme em realidade. 

Talk show do CEO 

João Bortone, presidente e general manager para Lenovo ISG América Latina, foi o executivo convidado para participar do Talk show do CEO e deu detalhes de como a empresa olha para tecnologia e ESG. 

“Estamos vivendo uma época muito legal, porque são muitos níveis de transformação. Eu comecei como programador e falávamos sobre linguagem de máquina. Hoje isso é muito distante. Nós tínhamos que falar na linguagem da máquina e, hoje, estamos vendo a máquina falando a nossa língua”, comenta ele. 

Escolhas sustentáveis 

Para finalizar o primeiro conteúdo do dia, Malu Paiva, vice-presidente-executiva de Sustentabilidade da Vale, dividiu um pouco sobre sua carreira e decisão de trabalhar em uma empresa com o histórico de duas tragédias ambientais. Ela dividiu que no início não acreditava poder trabalhar lá, até que a Vale disse que precisaria dela pois sabia que, para evitar uma nova tragédia, era preciso transformar a cultura. 

“Hoje, quando trabalhamos na mina do futuro, tecnologia é um pilar fundamental. Ela tem muito a ver com menor impacto e maior produtividade. Temos que rever muitos equipamentos, temos que automatizar muita coisa para tirar a ‘brutalidade’ do nosso setor. Eu vim para mineração e a missão não é fácil, é dura em vários sentidos. Estar aqui hoje é reafirmar até para mim mesma o quanto a tecnologia é parte disso”, constata Malu. 

Malu Paiva, Vale

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 encerrou com a forte presença de executivos discutindo o tema “Onde a tecnologia encontra a humanidade”. Durante o painel, Carolina da Costa, Chief Impact Officer da Stone, destacou a complexa relação entre desenvolvimento tecnológico e progresso social. “Embora possamos prever o avanço tecnológico de forma exponencial, o impacto social desses avanços é menos previsível e repleto de nuances que exigem nossa atenção”, explicou.   

A discussão continuou com um painel marcado pela presença de líderes influentes do setor tecnológico. Rodolfo Eschenbach, presidente da Accenture para Brasil e América Latina, e Cesar Gon, fundador e CEO da CI&T, debateram sobre as capacidades transformadoras e os desafios éticos das novas tecnologias sob a moderação de Miguel Petrilli, presidente do conselho de administração do IT Forum 

Para finalizar a noite, o último conteúdo foi com Auana Mattar, CIO da TIM, João Alvarenga, diretor-executivo de TI e Digital do Grupo Fleury e Carlos Augusto Barreto, CIO da Petrobras. O tema central foi como essas lideranças estão integrando considerações humanas nos seus processos de negócio altamente tecnológicos.   

 150w" />Auana Mattar, CIO da TIM, João Alvarenga, diretor-executivo de TI e Digital do Grupo Fleury e Carlos Augusto Barreto, CIO da Petrobras. Fonte: PlaypBrasil

Na plenária de abertura do terceiro dia do evento, Alexandre Maioral, presidente da Oracle Brasil, André Fatala, VP de Tecnologia do Magalu, e Ricardo Fernandes, head do Google Cloud Brasil se reuniram para discutir como a evolução dos processos e o engajamento das pessoas estão intrinsecamente ligados à sustentabilidade. 

Durante as discussões, foi enfatizado que, além dos avanços tecnológicos, é crucial reconhecer e mitigar o impacto ambiental da infraestrutura de TI. O foco do debate foi como redefinir o sucesso na era da sustentabilidade, integrando resultados econômicos com responsabilidade socioambiental. 

Do lado de produtos voltados para consumidores finais e usuários empresariais, a fabricante Dell Technologies também está explorando novas possibilidades mais sustentáveis de computação. Diego Puerta, presidente da Dell no Brasil, discutiu o “Conceito Luna”, projeto que deve orientar o futuro dos computadores produzidos pela companhia que apostam na modularidade para serem mais sustentáveis e fáceis de reparar. 

Em seguida, Alexandre Maioral, presidente da Oracle Brasil, destacou a otimização através de IA como uma estratégia importante para se obter mais ganhos de eficiência energética no setor de infraestrutura. O líder da Oracle no país reforçou que a companhia começou tarde no mercado de nuvem, mas isso permitiu adotar novas tecnologias que não estavam disponíveis quando o mercado surgiu. 

A fala seguinte foi de Lara Liboni, brasileira que é professora associada de estratégia e sustentabilidade da escola canadense de negócios Ivey, reforçou a responsabilidade das organizações no processo de transição para um futuro mais sustentável. 

“Enquanto organizações, nosso papel é resolver problemas”, afirmou. “Só que os problemas de ontem são diferentes dos de hoje. Os grandes desafios que temos hoje na humanidade estão ligados ao tripé de conectar geração de riqueza com desenvolvimento social e preservação do meio ambiente.” 

Após as apresentações, André Ferreirahead global de Plataformas Digitais da Stellantis, Marco BravoCEO da Sigma Rafael TobaraCIO do Grupo Elfa, também falaram sobre a importância da conscientização vertical sobre o tema. 

Renan Hannouche e Dante Freitas falam sobre Humanware Journal

Para finalizar os conteúdos do terceiro dia do evento de Renan Hannouche e Dante Freitas, fundadores da consultoria de inovação GravidadeZero (GZero) e professores convidados do Itaqui e da Singularity University Brasil, apresentaram ao público o “Humanware Journal”, levantamento feito por eles com algumas das tendências para os próximos anos. 

 Gilsons e Gil

O IT Forum Trancoso foi encerrado com um espetacular show dos Gilsons, que contou com a participação especial de Gilberto Gil. Conduzido pelos descendentes do renomado ícone da música popular brasileira, o evento embalou várias gerações em uma apresentação emocionante, destacando o talento musical da família Gil. 

Antes da TI, A Estratégia 

Duas salas paralelas marcaram os dois dias do IT Forum Trancoso. A primeira recebeu o título Antes da TI, a Estratégia, e pautou os debates com base nos principais achados do estudo do IT Forum de mesmo nome. Confira as matérias: 

Executivos discutem estratégias para impulsionar a Indústria 4.0 durante o IT Forum Trancoso

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?  

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’  

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais  

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa  

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio 

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?  

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código 

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG  

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona? 

Conteúdos patrocinados 

Os parceiros do IT Forum também levaram conhecimento de altíssimo nível para o IT Forum Trancoso. Leia a cobertura: 

Globant: 3 lições para projetos de eficiência operacional com IA  

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale  

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação 

Como alavancar e habilitar a sua empresa com novas tecnologias?  

Author Photo

Exibições: 41

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço