Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Congresso Nacional é fundamental para o crescimento econômico, diz Alban

Presidente da CNI participou da abertura do Seminário de Construção da Agenda Legislativa da Indústria ao lado de parlamentares. Para ele, não há desenvolvimento sustentável sem crescimento econômico.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, afirmou que o segmento industrial buscará cada vez mais uma atuação conjunta com o Poder Legislativo em prol da aprovação de projetos importantes para a indústria e para o desenvolvimento nacional. A declaração foi feita durante a abertura do Seminário de Construção da Agenda Legislativa da Indústria, na manhã desta terça-feira (4), na sede da CNI.

“O Congresso Nacional é fundamental. O processo de convergência é contínuo e temos que fazer a nossa parte. A CNI fará isso de forma incansável sem nenhuma posição política e partidária, como tem de ser. Não há desenvolvimento sustentável sem crescimento econômico”, pontuou Alban.


Confira aqui todas as fotos do Seminário de Construção da Agenda Le...

Em 2025, a Agenda Legislativa da Indústria completa 30 anos. A publicação, que se consolidou como um marco importante na história da representação empresarial, é resultado do trabalho e da dedicação das 27 federações estaduais da indústria, de mais de 100 associações setoriais, além de sindicatos nacionais da indústria. A Agenda vai ser lançada no dia 25 de março, em sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados.

O presidente do Conselho de Assuntos Legislativos da CNI, Paulo Afonso Ferreira, destacou que a relação da CNI com o Congresso Nacional vem evoluindo a cada ano. Para ele, a Agenda Legislativa tem se tornado ferramenta indispensável para informar e mobilizar parlamentares em relação aos temas mais importantes para o segmento no Legislativo. “A gente está avançando muito nessa relação de integração, buscando um resultado positivo para a indústria e para o Brasil”, disse.

O diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz, alertou, por sua vez, que o processo de construção da agenda envolve um minucioso trabalho da equipe técnica da CNI integrado à toda base industrial. Ele observou que mais de 8 mil projetos legislativos foram analisados e que, ao fim do processo, o documento terá pouco mais de 100 projetos que serão acompanhados de perto pela CNI.

“Precisamos buscar junto às empresas e associações uma atuação sempre conjunta e o melhor posicionamento técnico sobre cada assunto. Este ano teremos muitos desafios”, afirmou Muniz. Ele referiu-se a proposições importantes que devem ser apreciadas pelo Congresso Nacional, como a regulação da reforma tributária, o novo marco para o licenciamento ambiental, a nova lei de Inteligência Artificial, a instituição do sistema brasileiro de crédito à exportação, a modernização do setor elétrico, entre outros projetos.

Temas importantes para 2025

Após a abertura do seminário, foi realizado um debate com seis parlamentares sobre os temas relevantes da pauta do Congresso Nacional em 2025. Estiveram na mesa os senadores Eduardo Gomes (PL-TO), Efraim Filho (União-PB) e Laércio Oliveira (PP-SE); e os deputados federais Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), José Guimaraes (PT-CE) e Agnaldo Ribeiro (PP-PB).

Entre os temas debatidos destacaram-se a reforma tributária, reforma da renda, reforma administrativa, lei das concessões, nova lei da inteligência artificial, a nova composição das mesas diretoras e das comissões da Câmara e do Senado, entre outros assuntos de interesse da indústria e do país.

Exibições: 8

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço