Por Polyane Carlota
Designer de Moda, Modelista, Docente de Moda e Vestuário, Sócia na Camisaria Carlota Reis
Existem dois tipos de malharias: a malharia circular e a malharia retilínea. Neste post vamos abordar as principais diferenças entre elas de forma rápida e objetiva.
A Malharia Circular
Os teares circulares são mais comuns na malharia por Trama, produzindo um tecido tubular. O diâmetro de cada um varia em função ao número de agulhas, sendo encontrado teares de grande diâmetro e teares de pequeno diâmetro.
Os teares circulares são máquinas de altíssimo rendimento, capazes de produzir tecidos com as mais diferentes características.
Tear circular de grande diâmetro
Tear circular de pequeno diâmetro
A Malharia Retilínea
Entre os tipos de malharias está também a malharia retilínea. Diferente da malharia circular, que produz um tecido tubular, os teares Retilíneos produzem um tecido aberto. O funcionamento do tear retilíneo possui um sistema onde o “carro” se movimenta e o conjunto de agulhas fica parado para formar as laçadas ou pontos.
Os teares retilíneos possuem fácil programação e são usados principalmente para tecidos que têm fios de grande diâmetro, como os tricôs e crochês.
Tear Retilíneo
Grupo de agulhas
Tecido de malha Retilínea
Bom, esses são os tipos de malharias da indústria têxtil. Última dica: guarde na mente a imagem acima. Vai ficar mais fácil para você identificar se uma peça foi produzida em malharia retilínea ou circular.
Por Polyane Carlota
Designer de Moda, Modelista, Docente de Moda e Vestuário, Sócia na Camisaria Carlota Reis
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Comentar
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI