Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Conselho Deliberativo da ABNT se reúne de forma extraordinária para debater o futuro da normalização

A primeira reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT foi realizada ontem (09/03), das 10h às 12h, na sede da instituição, com apresentações de impacto referentes ao futuro da normalização, inserida em temáticas de relevância à sociedade, como mudanças climáticas, adoção de ESG, transformação digital e muitas outras.

O presidente Mário William Esper conduziu os trabalhos junto ao vice, Carlos Roberto Petrini, e de seu diretor-geral, Ricardo Fragoso, que, ao final, foi reconduzido, por unanimidade, para um período de mais três anos à frente do cargo e missão institucional.

Logo no início, o presidente apresentou o convite realizado pela Deputada Federal Socorro Neri (PP-Acre) para que a ABNT seja membro da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Transição Climática Justa. Na carta-convite, a parlamentar justifica a presença da ABNT considerando “seu histórico de atuação junto aos mais altos e legítimos interesses da sociedade brasileira.” Exemplo dessa afirmação está atestado no pioneirismo e proatividade da instituição refletidos em práticas recomendadas recém-lançadas, voltadas a temas e desafios contemporâneos:

:: ABNT PR 2030, de ESG, primeira norma do mundo voltada à sistematização de gestão de qualidade em relação às práticas de Governança ambiental, social e corporativa;

:: ABNT PR 2060, de demonstração de neutralidade do carbono, lançada na COP-23, no Egito;

Mas essa não será a única frente em que a ABNT atuará. Ressalta-se também a Frente Parlamentar do Setor de Serviços, área em que a instituição contribuirá em assuntos de tecnologia e inteligência artificial, infraestrutura e logística, política de proteção de dados e muitos outros.

Outro ponto de destaque durante a reunião foi a menção de três importantes eventos que ocorrerão nos próximos dias:

:: Cerimônia de assinatura do acordo entre ABNT e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e lançamento da ABNT NBR 17080 – Plano de Segurança da Água, com a presença da Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, no próximo dia 16/03, das 08h30 às 12h, na sede da ANA; e, no mesmo dia e local, das 14h às 18h, debate sobre resíduos sólidos, abastecimento de água e esgotamento sanitário, entre ANA e ABCON SINDCON – Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto, com apresentação das normas referentes aos resíduos sólidos e neutralidade do carbono.

:: 5ª Reunião Anual do Grupo de Trabalho Alemão-Brasileiro de Infraestrutura da Qualidade, organizado pelo Global Project Quality Infrastructure (GPQI), em parceira com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil e Ministério da Economia e Energia da Alemanha. Na programação, Mário William participará de dois painéis de debate, sendo um referente à Economia Circular e outro acerca do potencial Smart Standards para aumentar a eficiência do sistema da Infraestrutura da Qualidade brasileiro, no dia 14 de março, em Contagem, Minas Gerais.

::  Cerimônia de assinatura do termo de parceria entre ABNT e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) com detalhamento da PR 2030 e certificação da Yamana Gold, primeira empresa brasileira certificada em ESG. O evento ocorrerá no dia 23/03, das 15h às 17h, na sede da FIEB, em Salvador.

Vale ressaltar a divulgação dos excelentes resultados financeiros do ano de 2022, além das apresentações de Rogério Lin, superintendente do Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio da ABNT (CB-024), que fez explanação dos desafios da normalização para o enfrentamento das novas fontes de incêndio; e de Nelson Al Assal, diretor de normalização, que trouxe um panorama do futuro da normalização frente aos impactos das mudanças climáticas, inteligência artificial, entre outros desafios contemporâneos por que passa a humanidade.

Ao final da reunião do Conselho Deliberativo, todos os conselheiros e demais convidados presentes participaram de almoço servido no andar intermediário.

É a ABNT mantendo seu pioneirismo frente aos debates para o aprimoramento técnico e qualidade de diversos setores da sociedade, confirmando seu compromisso com o Brasil para ampliar nossa competitividade num mundo cada vez mais globalizado.

Conselho Deliberativo em reunião extraordinária. Select an Image

https://www.abnt.org.br/noticia/2206/Conselho-Deliberativo-da-ABNT-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 36

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço