Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Consulta Pública do MEC – Referenciais Nacionais dos cursos de Graduação de Engenharia

Fonte: |Informativo ABTT|

Consulta Pública do MEC – Referenciais Nacionais dos cursos de Graduação de Engenharia

Prezado Colega

O MEC - Ministério da Educação e Cultura está realizando consulta pública através da Secretaria de Ensino Superior relacionada à reestruturação dos cursos de engenharia, hoje com 234 denominações propondo a redução para 22 denominações.

Podemos compreender a necessidade de redução das diversas denominações na área de engenhara, mas não podemos em absoluto concordar com a proposta de acabar com os cursos de Engenharia Têxtil e de Engenharia Industrial Têxtil, criados a partir de 1963, contando, portanto, com mais de 40 anos de existência, incorporando-os ao de Engenharia Química, conforme cartas enviadas pela ABTT à Sra. Maria Paula Dallari Bucci da Secretaria de Educação Superior bem como ao Ministro Fernando Haddad, e através de participação direta no site do MEC na Consulta Pública Eletrônica referente à pretendida reforma.

O SENAI/CETIQT no Rio de Janeiro, a FEI - Faculdade de Engenharia Industrial em São Paulo, UEM - Universidade Estadual de Maringá e a UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte graduam esses imprescindíveis profissionais em Engenharia Têxtil, e já formaram mais de 2000 profissionais especializados.

A proposta do MEC colocada em consulta pública contraria totalmente a necessidade de qualificação cada vez maior de profissionais para a indústria têxtil e de confecção do Brasil, e tem total desaprovação da ABTT.

Este processo de Consulta Pública pode ser acessado através do link

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13812&Itemid=86

Conclamamos a todos os Colegas que façam seu protesto através o link acima e divulguem a todos os seus contatos em empresas, sindicatos e associações ligados à nossa indústria para que acessem e manifestem sua oposição a esta proposta de mudança dos cursos de Engenharia Têxtil e de Engenharia Industrial Têxtil, até o próximo dia 31 de Julho de 2009.

O tempo é escasso e sua participação muito importante, manifestando contrariedade a esta aberração que se pretende concretizar, para evitar que a indústria têxtil e de confecção sofra mais este golpe.

Cordiais saudações associativas,

Reinaldo Aparecido Rozzatti - Presidente
Em anexo seguem cartas enviadas pela ABTT à Sra. Maria Paula Dallari Bucci da Secretaria de Educação Superior bem como ao Ministro Fernando Haddad.


Carta a SESu.pdf

Carta ao MEC.pdf

Exibições: 128

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço