Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

[Consumo] - Fórmula da Coca-Cola é revelada por rádio americana

Segredo industrial mais bem guardado da história estava em uma página da edição de fevereiro /1979 do "Atlanta Journal-Constitution", em uma matéria especial sobre a empresa. A companhia não se posicionou sobre a divulgação.

Coca-Cola_Secret_Formula3Canela, laranja, limão, coentro e noz moscada. Esses seriam alguns dos ingredientes secretos da Coca-Cola, protegidos por mais de um século, até um programa de rádio norte-americano anunciar ter encontrado a receita completa da bebida mais famosa do mundo.

"Eu não estou brincando", afirmou o radialista Ira Glass no começo da edição do This American Life da última sexta-feira (11/02/2011). "Um dos segredos industriais mais famosamente bem guardados neste planeta: eu tenho bem aqui e vou ler para vocês".

A descoberta, segundo os jornalistas do programa, não foi fruto de um vazamento de informação ou de espionagem industrial: a receita estava na página 2B da edição de 18 de fevereiro de 1979 do Atlanta Journal-Constitution, em uma matéria especial sobre a história da Coca-Cola.


O artigo recebeu pouca atenção na época, mas isso porque ninguém teria se dado conta de que a fotografia utilizada para ilustrar o texto era de uma cópia manuscrita da receita original de John Pemberton, o farmacêutico que criou a bebida, anotada por um amigo em um livro de receitas de remédios que passou de geração em geração em sua família até chegar ao jornal.

Examinando a fotografia, os produtores do programa chegaram à conclusão de que a receita original da coca-cola seria composta por:

  • Extrato de coca;
  • Ácido cítrico;
  • Cafeína;
  • Açúcar;
  • Água;
  • Sumo de limão;
  • Baunilha;
  • Caramelo.

E para o aditivo de sabor secreto conhecido como "7X":

  • 227 ml de álcool;
  • 20 gotas de óleo de laranja;
  • 30 gotas de óleo de limão;
  • 10 gotas de óleo de noz moscada;
  • 5 gotas de óleo de coentro;
  • 10 gotas de óleo de flor de laranjeira;
  • 10 gotas de óleo de canela.

Essa seria a composição desenvolvida de modo quase acidental pelo farmacêutico Pemberton na década de 1882 enquanto manipulava ingredientes em busca de um remédio para dor de cabeça. O xarope resultante acabou ganhando outro rumo: era misturado a água gasosa e vendido como refrigerante.

Alguns anos depois, ele vende a "Coca-Cola Company" para Asa Candler, que inaugura o mistério sobre a composição da bebida. Ele seria o responsável por retirar até os rótulos dos ingredientes na fábrica, para que nem os empregados descobrissem seu segredo.

Procurada pelo portal UOL Notícias, a "Coca-Cola Brasil" disse que não iria se posicionar sobre a divulgação desta suposta receita. No site oficial da companhia, a seção dedicada a "ingredientes dos refrigerantes" diz apenas: "Os principais ingredientes dos refrigerantes estão listados nos rótulos. Além disto, os rótulos devem trazer informações nutricionais especificando a quantidade de calorias, carboidratos e outros componentes. A Coca-Cola respeita e atende todas as normas referentes à rotulagem de alimentos e bebidas."

Atualmente, no rótulo da bebida, se lê: "água gaseificada, açúcar, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV, acidulante INS 338 e aroma natural".

 

Fonte: UOL Notícias, com alterações

Exibições: 1059

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de António Manuel Miranda em 16 fevereiro 2011 às 10:06

A fórmula em si é o que menos tem validade. Acredito que o principal concorrente já a tenha descoberto a muito tempo, mas existe um item que independe da formulação que é  a marca "Coca Cola".

Eu não bebo refrigerente, mas se um consumidor de coca cola beber o líquido da coca cola em uma embalagem de outra marca, com certeza vai achar que não é coca cola.

Portanto, a fórmula vai valer para quem deseja imitar o refrigerante ou como curiosidade química.

Comentário de Fabrício Leite em 16 fevereiro 2011 às 10:04
Saiba que entre outros elementos que entram na receita (secreta!) da Coca-Cola um dos ingredientes ativos é o ácido fosfórico que é o maior contribuinte para o aumento da osteoporose.
Dúvidas? Ponham um osso numa tigela com Coca-Cola e ele dissolver-se-á em dois dias…
Comentário de Fabrício Leite em 16 fevereiro 2011 às 10:03
Confira alguns usos incomuns desta bebida e, se você já testou alguma delas.

Para limpar casas de banho:
Despeje uma lata de Coca-Cola dentro do vaso e deixe atuar durante uma hora. E depois dê descarga.


Para soltar um parafuso emperrado por corrosão:
Aplique um pano encharcado com Coca-Cola sobre o parafuso enferrujado por vários minutos.


Para remover manchas de graxa da roupa:
Adicione uma lata de Coca-Cola ao detergente da máquina da roupa. 

Para remover pontos de ferrugem nos cromados dos automóveis:
Esfregue com um chumaço de papel de alumínio molhado com Coca-Cola.

Para limpar corrosão dos terminais de baterias dos automóveis:
Despeje uma lata de Coca-Cola sobre os terminais e deixe efervescer sobre a corrosão.

Comentário de Fabrício Leite em 16 fevereiro 2011 às 9:57

A receita:

 

Comentário de aparecida maria de carvalho em 16 fevereiro 2011 às 9:21

  Também não sei tamanho espanto... quem é um pouco mais instruído sabe que a Coca é o que é por causa da cocaína+cafeína+ácido cítrico = obesidade, pressão alta, colesterol, diabetes e osteoporose em crianças, adolescentes e adultos.

  Agora, toma quem quer, não?

  Se as outras empresas de refrigerantes quisessem repetir a receita, já teriam feito. Mas o potencial da Companhia Coca Cola, não tem parâmetros.

Comentário de Fabrício Leite em 16 fevereiro 2011 às 8:30
Realmente está formula é pura curiosidade...

 

No entanto, muitas empresas possuem um grande consumo regional. É claro,  é evidente que não chega aos pés da Coca Cola, mais que gera certo incômodo. Está ai o caso do Guaraná Jesus no Maranhão que hoje pertence à própria “The Coca-Cola Company”. Podemos citar também em outros nichos, mas que serve de exemplo o caso do sorvete Jundiá que mexe com os brios da Nestle. Ainda nesta linha existe o caso dos sorvetes Rochinha (litoral norte paulista) e que se prepara para atingir todo o Brasil e alguns outros países. Eles discutem com sorvetes ROCHA possível cópia das receitas...

Agora voltando aos refrigerantes: - quem não quer descobrir a fórmula do Guaraná Antártica? Está bem senhores, confesso que também gosto de outros, principalmente aqueles que estão envasados em garrafas de cerveja. No começo do plano real pagava R$0,25... que saudade!!! Rsrsrs...

Comentário de Luiz Gustavo Moreira em 16 fevereiro 2011 às 7:29

Caros, esta fórmula é sabida a pelo menos dez anos atrás, mas digamos que seja descoberta agora,

qual a empresa que gostaria de fazer um refrigerante igual a outro? qual empresa estaria disposta a investir em propaganda , o mesmo montante que a Coca investe ? E qual a empresa que tem a logística de distribuição da Coca Coila? esta fórmula é mera curiosidade

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço