Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Controle de ‘commodities’ preocupa governo brasileiro

BRASÍLIA - Mais um ingrediente na agenda internacional vem se somar, nos próximos dias, à difícil missão do governo brasileiro para conter o derretimento do dólar frente ao real e, com isso, garantir a sobrevivência de empresas exportadoras afetadas pelo câmbio. A França quer levar à reunião do G-20, prevista para o mês que vem, em Paris, uma proposta de regulação do mercado mundial de commodities. A ideia preocupa as autoridades brasileiras, pois isso poderá significar o estabelecimento de travas e limites para itens fundamentais à pauta exportadora do Brasil, que representaram 44,6% do total vendido em 2010.

 

Ainda está sendo fechada a posição brasileira a ser apresentada aos demais integrantes do bloco formado pelas 20 maiores economias do mundo, que inclui nações desenvolvidas e em desenvolvimento. Segundo uma fonte da área de comércio exterior, os Estados Unidos seriam os principais — e talvez os únicos — aliados do Brasil. Os dois países são os maiores exportadores de commodities agrícolas do mundo e competem entre si em bens como soja, carnes, milho e suco de laranja.

 

Se dependesse dos franceses, que assumiram no fim de 2010 a presidência do G-20, o tema já teria entrado na pauta. Não tiveram êxito porque a guerra cambial — conforme a expressão cunhada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega — era o assunto do momento na última reunião do bloco, na Coreia do Sul. O protagonismo era dividido por China e EUA.

 

Dados de mercado mostram que, nos últimos dois anos, o real se valorizou 37,17% frente ao dólar, enquanto o yuan subiu apenas 3,18%, e o euro caiu 7,76%. Embora a moeda americana barata represente redução de custos para os importadores e seja um instrumento importante para evitar altas mais acentuadas da inflação, vários setores exportadores, como o têxtil, o calçadista e o moveleiro, estão sendo prejudicados.

 

O que tem salvado a balança comercial brasileira de déficits são justamente as commodities minerais, metálicas e de alimentos. São esses produtos, cotados em bolsas internacionais, que garantem a manutenção da receita exportadora e compensam a variação do câmbio.

Leia a íntegra da reportagem na edição doGlobo Digital (exclusivo para assinantes)

Exibições: 50

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço