Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Corantes e Pigmentos - Quais as diferenças entre eles?

Fonte:|.triplicecor.com.br|

 

Quais as diferenças entre eles?

 

É comum ao fazermos uma pesquisa sobre pigmentos, encontrarmos as respostas associando-os a corantes, e vice-versa, sempre juntos na mesma frase. Mas afinal qual diferença entre um e outro?

Existem propriedades que nos permitem fazer essa diferenciação, vamos apresentar cada uma delas.

Corante é toda substância que quando adicionada a outra substância altera a cor desta. Os corantes além de conferirem cor ao substrato são solúveis no meio em que serão aplicados, possuem baixa propriedade de solidez à luz e são transparentes.

Pigmento é um colorante insolúvel no meio ao qual será aplicado, dele são preparadas dispersões e quando convenientemente manipulado confere cor ao substrato, geralmente apresenta-se na forma de pó. Possui boa propriedade de solidez a luz e alta opacidade. Os pigmentos subdividem-se em orgânicos e inorgânicos, cada categoria possui uma especificidade de composição que trataremos logo mais em outro post.

Fundamentalmente as diferenças entre pigmentos e corantes estão em sua capacidade de solubilidade, presente nos corantes e ausente nos pigmentos.

Exibições: 19007

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Fabrício Leite em 7 abril 2011 às 10:34

Boa matéria Erivaldo!

Em sintonia com outras postagens no BLOG, e que certamente vão sanar as dúvidas existentes

Comentário de Textile Industry em 29 abril 2010 às 0:04
Características diferenciais de um pigmento orgânico

Vimos no post sobre a diferença entre corantes e pigmentos que os dois são produtos que tem por objetivo conferir cor ao meio em que forem adicionados, porém que não são a mesma coisa. A capacidade de solubilidade os diferencia, enquanto o corante é solúvel o pigmento não, a menos que seja corretamente manipulado e dispersado.

Pudemos ver também que os pigmentos se subdividem em orgânicos e inorgânicos. Agora vamos falar um pouco sobre as propriedades específicas dos pigmentos orgânicos.

A produção do pigmento orgânico tornou-se relevante no inicio do século XX juntamente com o advento da química orgânica, pois são derivados da química do carbono.

Os pigmentos orgânicos possuem as cores mais brilhantes e costumam ser bastante duráveis no uso de exteriores o que favorece muito sua utilização no mercado de tintas, pois suas características físico-químicas contribuem para aumentar a proteção das tintas nas quais são aplicados.

Os pigmentos orgânicos são transparentes ou semitransparentes e possuem alto poder de tingimento, além de uma gama variada de cores, e baixo poder de cobertura o que pode a princípio parecer um defeito mais não é, pois é necessário em determinadas aplicações, e possuem boa solidez a intempéries, que são elementos relevantes na produção de uma tinta. Entenda um pouco sobre a relevância dessas características em nosso post sobre controle de qualidade.
Há ainda o fator impacto ambiental, que no caso dos pigmentos orgânicos é mínimo, pois possuem baixa toxidade e em alguns casos são até mesmo isentos de toxidade.

Os pigmentos orgânicos vem se consolidando cada vez mais no mercado por suas propriedades diferenciadas e principalmente por se relacionarem bem com o ambiente.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço