Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Coteminas anuncia férias coletivas a partir do dia 21

Fonte:|onorte.net/noticia|

O presidente do Sindicato dos trabalhadores na indústria têxtil de Montes Claros, Maria Eliane Ferreira Santos, revela que a empresa Coteminas, do vice-presidente da República José Alencar, dará férias coletivas a mais de 300 trabalhadores. Segundo a líder sindical, a informação é de que as férias serão concedidas de 21 de dezembro de 2009 a 11 de janeiro de 2010.

Maria Eliane diz que a alegação da empresa é de que há excesso de estoque no setor de fiação e tecelagem. De acordo com ela, embora esta medida seja amparada pela lei, diversos trabalhadores já procuraram o sindicato da indústria têxtil, preocupados quanto ao futuro.

- Alguns trabalhadores questionam, mas a medida adotada pela Coteminas é legal. Fica, no entanto, o temor por parte destes trabalhadores de como será a volta em 11 de janeiro, uma vez que quando isto aconteceu pela última vez houve demissão em massa na empresa. Mas, posso afirmar que o sindicato estará atento quanto ao desenrolar desta situação.

Obviamente, o sindicato recebeu o comunicado da empresa com extrema preocupação, por entender que o setor têxtil vive na cidade grande expectativa, tendo em vista a crise mundial e a concorrência com o mercado chinês, que são fatores desfavoráveis para quem lida neste segmento no mercado. Mas, estamos ao lado dos trabalhadores em toda e qualquer situação, afirmou a presidente.

Maria Eliane faz ainda um balanço do ano de 2009 quanto ao trabalho desenvolvido pela entidade junto à categoria. Apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas pelo setor, ela diz que o ano que chega ao final foi infinitamente melhor que 2008, quando a indústria têxtil passou por várias dificuldades, como a demissão de vários trabalhadores, que perderam do dia para a noite seus postos de trabalho.

De acordo com ela, uma conquista considerada positiva, que teve o trabalho incessante do sindicato, foi a ação coletiva impetrada contra a Coteminas, que beneficiou 1.800 trabalhadores.

Maria Eliana diz que o sindicato, apesar das adversidades, trabalhou, por exemplo, para propiciar meios de gerar emprego para os trabalhadores demitidos da empresa Nova Aliança, que foram admitidos pela empresa Tecnom AS. Mais de 30 trabalhadores foram contratados.

O NORTE tentou contato com algum representante da empresa Coteminas para comentar sobre as férias coletivas concedidas aos trabalhadores, mas, até o fechamento desta edição, não obteve êxito.

Exibições: 103

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço