Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Coteminas implanta projetos de pesquisa do SESI/SC

Fonte:|.fiescnet.com.br|

Coteminas implanta projetos de pesquisa do SESI/SC


Coteminas implanta projetos de pesquisa do SESI/SC
Ação atenderá 400 trabalhadores da indústria
Florianópolis - Com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida de seus trabalhadores, a Coteminas, de Blumenau, implantou dois projetos de pesquisa do SESI Santa Catarina. A iniciativa, que integra as ações de gestão da saúde da Coteminas, pretende atender aproximadamente 400 colaboradores da indústria com ações de avaliação da condição de saúde e intervenções que buscam a manutenção da funcionalidade laboral.

O primeiro estudo, desenvolvido em parceira com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), é sobre "A busca por Métodos para a Prevenção das Desordens Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho" e sua finalidade é estruturar intervenções com foco na prevenção. A equipe do SESI/SC estuda o impacto de práticas de reeducação postural e exercício físico, faz intervenções psicoterapêuticas para o controle do estresse e educação em saúde com foco em ergonomia de conscientização no intuito de prevenir o adoecimento por desordens osteomusculares.

A Coteminas também aplicou o estudo "Avaliação do impacto da ginástica funcional no índice de capacidade para o trabalho", que objetiva avaliar o impacto do programa Ginástica Funcional na melhoria do índice de capacidade para o trabalho. O SESI investigará a aptidão dos trabalhadores para desenvolver suas tarefas, fará avaliação da percepção do colaborador em relação a sua capacidade para o trabalho e também vai identificar as exigências da função que podem representar sobrecargas biomecânicas e fisiológicas para diferentes estruturas corporais. O público pesquisado tem idades de 18 a 45 anos e atua na linha de produção.

Com a implantação dessas pesquisas a empresa poderá aprimorar a saúde e a qualidade de vida do trabalhador da indústria através da melhoria da capacidade funcional e da prevenção das desordens osteomusculares relacionadas ao trabalho. Além disso, poderão também contribuir para a sustentabilidade da indústria catarinense, pois impactam diretamente no índice de absenteísmo.

Em 2009, estes dois projetos de pesquisa, além do estudo "Controle de gordura trans no processo produtivo do serviço de Alimentação do SESI", foram aprovados no Edital SESI-SENAI de Inovação 2009. As pesquisas, que objetivam estruturar programas de saúde e qualidade de vida aos trabalhadores da indústria, receberão investimento de R$ 530 mil do edital nacional e mais R$ 171 mil em bolsas do CNPq.



Miriane Campos
Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC

Exibições: 109

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço