Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Crise derruba venda de móveis e eletrodomésticos ao pior desempenho da história

Juros altos, menor disponibilidade de crédito e desemprego afetam setor, diz IBGE

Sem IPI: vendas de linha branca de eletrodomésticos despencam (REUTERS/ Nacho Doce)
Sem IPI: vendas de linha branca de eletrodomésticos despencam (REUTERS/ Nacho Doce)

SÃO PAULO – A crise vivida pelo país levou as vendas do setor de móveis e eletrodomésticos ao pior resultado da série histórica, iniciada em 2001. A queda de 14% no ano passado também é o primeiro resultado negativo do segmento desde 2003, quando havia caído 0,9%.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor foi o que mais pressionou o resultado geral do varejo brasileiro, que também registrou o pior ano da história em 2015 ao recuar 4,3%.

- Espresso Financista: receba grátis a newsletter que tem tudo para...

O segmento é diretamente associado à disponibilidade de crédito e à queda dos rendimentos, que sofreram forte deterioração no ano passado. Segundo o Banco Central, a taxa de juros média para pessoas físicas subiu de 37,3% ao ano em dezembro de 2014 para 47,3% ao ano no fim do ano passado.

A massa habitual real de salário dos brasileiros passou de alta de 1,4% em dezembro de 2014 para queda de 8,5% no mesmo mês de 2015.

Além disso, o aumento do desemprego e a redução do trabalho formal também colaboram para a queda nas vendas de eletrodomésticos e móveis.

A parcela de trabalhadores com carteira assinada, que mantinha estabilidade em dezembro de 2014, mostrou queda de 5% ao fim de 2015, segundo o IBGE. A taxa de desemprego cresceu de 4,3% em dezembro de 2014 para 6,9% no final do ano passado.

“A redução das vendas desse segmento reflete também a retirada dos incentivos via redução de impostos, em especial na linha branca, fato que vinha ocorrendo nos últimos anos”, explica o IBGE.

O segmento deixou de contar com o benefício da redução da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) desde janeiro de 2015.

http://www.financista.com.br/noticias/crise-derruba-venda-de-moveis...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI


Exibições: 130

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço