Umuarama é uma das 100 melhores cidades brasileiras para fazer negócios e investir, diz estudo publicado esta semana pela revista Exame, com circulação nacional. A mesma pesquisa coloca o munícipio como o 9º mais promissor do Estado. De acordo com a reportagem, que foi capa da edição, o estudo apontou as características que as cidades precisam ter para serem competitivas no cenário global. Além da qualidade de vida, a principal delas é a presença de universidades capazes de formar mão de obra especializada e de fazer pesquisa de ponta.
Gestores e diretores da Universidade Paranaense – Unipar estão comemorando o resultado do levantamento, já que a Instituição faz parte da história da cidade, contribuindo com seu desenvolvimento econômico, social e de infraestrutura. Prova disso são os mais de 60 mil profissionais que a Unipar já colocou no mercado de trabalho.
Atualmente 25 cursos de graduação funcionam no Câmpus-Sede, atraindo cerca de seis mil universitários. Um deles é o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, que volta a ser oferecido pela Unipar.
De acordo com informações da prefeitura, o setor do vestuário está em amplo crescimento na cidade e região, com a criação de mais fábricas e lojas de confecções e assessórios. Porém, a mão de obra qualificada está escassa e não consegue atender a demanda por profissionais da área.
“Diante deste cenário e consciente das transformações que vem acontecendo devido ao ótimo desenvolvimento socioeconômico do munícipio, A Unipar decidiu implantar novamente o curso”, explica a coordenadora da graduação, professora Marianna Oliveira.
E o resultado não podia ser melhor. O vestibular foi um sucesso e a primeira turma já começa com 74 alunos. Entre os objetivos do curso está o de formar um profissional que tenha um olhar diferenciado, que agregue informação e conhecimento ao universo da moda e vá além da intuição, definindo estilos e modelagem e analisando tendências de comportamento para desenvolver produtos ao gosto do público-alvo.
“É um curso dinâmico, no qual o acadêmico terá à disposição ferramentas metodológicas necessárias para criar projetos voltados à indústria do vestuário em todas as etapas, desde a interpretação de tendências até a fase final de produção dos produtos, como joias, cintos, calçados, roupas”, ressalta a coordenadora.
Diversas são as áreas de atuação para o profissional da Moda. Entre elas, ele poderá trabalhar como estilista de indústria de confecção, design de acessórios, desenhar estampas ou elaborar novos tecidos para a indústria têxtil, consultor de moda, pesquisador de novas tendências, coordenador de eventos de moda e atuar até como personal stylist, ajudando clientes a combinar roupas, cores e estilos.
Dona de um ateliê de roupas para noivas e festas que leva o seu nome, Nilda Santana está empolgada com o curso. “Todo profissional precisa de formação e, como já tenho prática, acredito que será enriquecedor cursar esta graduação. E quando se fala em moda, as pessoas são exigentes; então, quanto mais conhecimento, melhor é para nos destacarmos e alcançar nossos objetivos”.
Preocupada em ter uma formação acadêmica, Jheniffer Adaise também decidiu fazer o curso. Com apenas 18 anos, ela já tem seu próprio negócio, a fábrica de lingeries Bien Dep. “A moda passa rápido demais e é preciso estar antento às mudanças, às novas tendências. E como já que estou no ramo preciso de conhecimento, abrir mais minha visão sobre o mercado para criar coisas novas, e, para isso, nada melhor do que estudar”, argumenta.
Além dos Câmpus-Sede, a graduação também é ofertada nas Unidades de Cianorte e Cascavel.
Estrutura diferenciada
O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Unipar conta com uma infraestrutura de ponta, com salas e ambientes especiais e um corpo docente de excelente nível, composto por professores com vasta experiência na área. Para as aulas práticas, os estudantes terão à disposição os laboratórios de criação, desenho, modelagem, costura, têxtil, informática, além da Tecidoteca e um rico acervo bibliotecário. “É uma graduação com projeto pedagógico moderno, com disciplinas pautadas na formação de profissionais qualificados, prontos para suprir a demanda do mercado de trabalho”, arremata a coordenadora do curso, professora Marianna Oliveira.
http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=54848&am...
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI