Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Além do alto custo de produção no Brasil, a indústria em geral, em especial a calçadista, vem sentido outro problema grave: a falta de mão de obra qualificada.

E mesmo que o setor esteja sentindo os efeitos da recessão tupiniquim, o que já fez com que o nível de emprego no segmento caísse 7,5% no primeiro semestre – conforme o IBGE –, ainda existe espaço para funções específicas, especialmente na área técnica da produção de calçados.

Abicalçados alerta empresários e sociedade para o problema - Foto: Abicalçados
Recente levantamento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) apontou gargalos na área de pesponto, confecção e montagem de calçados.

A falta de mão de obra qualificada, porém, traz à tona outro problema, muito mais grave e de ordem cultural: a falta de interesse dos jovens quanto ao trabalho na indústria calçados.

Não faltam cursos, faltam alunos. A realidade é demonstrada no drama atual do Centro Tecnológico do Calçado Senai, sediado em Novo Hamburgo/RS.

Desde a década de 70 oferecendo serviços para o segmento de calçados, o instituto pode perder um dos seus auxílios mais importantes, o Curso Técnico em Calçados que desde sua fundação formou mais de mil profissionais para o setor.

Segundo a diretora do CT do Calçado, Arlete Accurso, desde 2011 não existe demanda para a formação de uma turma do curso técnico. "Precisamos de 40 alunos para formar uma turma e não conseguimos chegar a esse número", lamenta, ressaltando que para 2015 o curso já foi cancelado, pois as inscrições encerraram no dia 30 de agosto sem o número suficiente.

"É preciso uma força tarefa da iniciativa privada que resgate a vontade do jovem de trabalhar no setor calçadista, trazendo profissionais potenciais e de destaque para virem fazer os cursos técnicos", aponta a diretora, acrescentando que, tendo sucesso, o curso poderá ser realizado em 2016.

Preocupação
A Abicalçados, por sua vez, está participando na busca de sensibilizar o setor calçadista para a importância do CT do Calçado para o futuro da atividade. Conhecido pela resiliência em momentos conturbados, o setor calçadista sempre teve a escola como aliada. A possível perda do curso técnico gera preocupação para a entidade representante dos calçadistas.

Para o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, que encaminhou carta para associados sobre o tema, é preciso uma mobilização setorial para “salvar” o Curso Técnico da escola e mantê-lo como aliado do segmento. “O fim do Curso seria um prejuízo irreparável para a indústria calçadista”, alerta o executivo, acrescentando que o tema será debatido na próxima reunião do Conselho Deliberativo da Abicalçados.

Curso
O Curso Técnico em Calçado do Senai prepara os profissionais para atuação em diferentes áreas de uma empresa: Coordenação de equipes; Solução de problemas técnicos na produção de calçados; Planejamento, programação e controle da produção de calçados; Gestão e controle da qualidade de calçados; Gestão de recursos; Definição de ficha técnica e modelagem técnica de calçados; Compras de matérias-primas, apuração e controle de custos industriais; e Administração de conflitos.

Conforme Arlete, o Senai possui uma estratégia didática diferenciada, desafiando o aluno a aplicar todos os conhecimentos vistos nas aulas, em situações que simulam a realidade, em laboratórios de CAD, CAM, controle da qualidade e prototipação.

O curso tem 1,2 mil horas divididas em dois anos de estudos. O investimento é de R$ 2,7 mil e alunos com carta de apresentação de empresa contribuinte do Senai têm desconto promocional de 8% no valor das mensalidades.

Mais informações sobre os cursos pelo telefone 51 3904 2720 ou e-mailctcalcado@senairs.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Abicalçados

Exibições: 151

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço