Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Conheça a parceria entre o ISI Biomassa e Grupo Boticário para desenvolver cosméticos sustentáveis a partir de microrganismos.

Da microbiologia para todas as cores!

Se tem uma coisa pela qual os dias atuais conclamam (e o planeta também) é por práticas mais sustentáveis de consumo. É preciso investir em pesquisa e tecnologia, premissas que o segmento da beleza entende muito bem. 

Parcerias entre grandes empresas e institutos de tecnologia são comuns para atingir esse objetivo, e hoje vamos falar sobre uma dessas iniciativas: entre o Instituto SENAI de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa) e o Grupo Boticário. A proposta é o desenvolvimento de pigmentos naturais a partir de microrganismos.

Na vanguarda da beleza

Tudo começou quando o Grupo Boticário buscou por institutos de tecnologia para promover parcerias que oferecessem soluções sustentáveis na coloração de cosméticos. Foi aí que encontraram o ISI Biomassa. 


“O projeto tem foco na obtenção de pigmentos e corantes, especificamente, pensando na parte da microbiologia, que é uma alternativa de alto potencial, devido a sua diversidade com o ambiente e ainda oferecer uma alta compatibilidade com produtos industriais”, comenta Larissa Zonta, especialista em pesquisa e inteligência de produtos do Grupo Boticário. 


O que se espera com as pesquisas é desenvolver uma linha de cosméticos com tecnologia pioneira e totalmente sustentável, feita com matéria orgânica.

Microbiologia a favor das cores 

O trabalho em desenvolvimento entre o ISI Biomassa e o Grupo Boticário é mapear as soluções impostas pela parceria e viabilizar pigmentações totalmente naturais e sustentáveis feitas pela biomassa microbiana, tornando-as industrializáveis.

Para Jessica Carolina Medina Gallardo, Líder da área de Biotecnologia e Engenheira de Bioprocessos do ISI Biomassa, a parceria com o Grupo Boticário contribui para destacar o instituto frente a soluções transformadoras na indústria: “Um dos nossos desafios é criar soluções inovadoras visando a redução ou até a completa substituição de produtos químicos derivados de petróleo por soluções renováveis”, explica.

O ISI Biomassa atua em diversas frentes com a indústria. “Trabalhamos na busca e no fornecimento das condições ideais de cultivo desses microrganismos, dependendo de qual que é nosso objetivo, que no caso, é o setor cosmético. Então nós vamos procurar essas condições otimizadas para os microrganismos para a gente promover e estimular a máxima produção dos pigmentos”, esclarece Gallardo.

A parceria entre o ISI Biomassa e o Grupo Boticário une tecnologia e sustentabilidade na pigmentação à partir de microrganismos
A parceria entre o ISI Biomassa e o Grupo Boticário une tecnologia e sustentabilidade na pigmentação à partir de microrganismos

O projeto com o Grupo Boticário tem prazo de 15 meses para o desenvolvimento técnico e entrega de um produto piloto, mas ainda sem prazo para chegar às prateleiras comerciais. 

Parcerias que dão resultados 

Essa já é a terceira parceria entre o Grupo Boticário e os Institutos SENAI de Inovação, que desenvolvem outras linhas de pesquisa. Para Heidi Pauferro da Silva, especialista de inovação aberta do Grupo Boticário, o objetivo das cooperações vai além de criar um produto voltado apenas para o consumo.

“O potencial de inovação que o Brasil tem é incrível. Temos pesquisadores que são excelentes e com a indústria criamos uma via de mão dupla. Fortalecer o ecossistema de inovação é trazer o que temos de melhor para aumentar a competitividade do nosso país”, afirma. 

O Grupo Boticário é uma das 15 maiores companhias de beleza do mundo e a sétima mais sustentável, de acordo coma DowJones Sustainability Index, de novembro de 2021.

Da microbiologia para todas as cores!

Por: Judith Aragão

Arte: Juliana Bezerra
Da Agência de Notícias da Indústria

https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/inovacao-e-tecno...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 29

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço