Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Dados e tecnologia: um real sentido para a jornada ESG das empresas

Sustentabilidade é um imperativo de negócio crucial para levar resiliência e agilidade necessárias às empresas em um mundo onde a mudança é constante.

ESG, dados, executivo, gravata, teclado, lâmpada, sustentabilidadeImagem: Shutterstock

A 27ª Conferência das Partes (COP27) foi encerrada há algumas semanas no Egito com uma certeza: da mesma forma que o mundo aperta o passo para atingir metas de Sustentabilidade, como as ligadas à desaceleração do aumento da temperatura global e ao fortalecimento de uma economia de baixo carbono – entre outras –, existe um descompasso enorme entre o que se propõe a fazer e o agir de fato.

Ao aterrissar no campo das organizações, esse paradoxo também está bem latente. Não por acaso, o termo greenwashing expõe o mundo corporativo e comprova que, algumas vezes, o discurso, as ações e o marketing conectados ao ESG não se sustentam na prática. É realmente como se fosse um “banho verde”: superficial e sem transformação verdadeira.

O estudo anual do IBM Institute for Business Value (IBV) com CEOs, Lidere o seu impacto: caminhos práticos para conquistar a sustentab..., consegue jogar luz sobre este cenário. O levantamento traz pontos importantes para as empresas conquistarem metas verdadeiras, ao mesmo tempo em que têm desafios enormes associados, como pressões de conselho, investidores e órgãos reguladores para que os objetivos sejam atingidos de forma concreta e transformacional.

De acordo com a pesquisa, quase 70% dos CEOs brasileiros relatam ações e iniciativas de sua estratégia de Sustentabilidade, mas apenas 24% deles dizem executar essa implementação em toda a empresa. E vou além: 30% desses executivos identificam barreiras tecnológicas ao implementar a Sustentabilidade dentro da empresa.

Assim, não há dúvidas que para atingir resultados concretos que sejam impactantes e transformadores para as empresas, a sociedade e, claro, para o que o mundo anseia, é preciso, sim, operacionalizar os esforços de ponta a ponta, o que necessariamente passa pelos dados. É por meio deles que enxergamos qual o momento de maturidade dos negócios e, a partir daí, seguimos para a definição de metas realistas. Na pesquisa do IBV, 41% dos CEOs do Brasil disseram que um dos desafios cruciais para o tema é a falta de dados.

Fica evidente, portanto, que as empresas precisam buscar consultorias e tecnologias no mercado, inclusive com ferramentas de inteligência artificial, nuvem híbrida, blockchain, entre outras, capazes de traçar objetivos de ESG com exatidão, gerando, por exemplo, insights preditivos, controle de objetivos ambientais e identificação de oportunidades na área que, sem dúvidas,  ajudam a reduzir o impacto ambiental dos negócios.

Além disso, por meio de serviços de consultoria estratégicas de cocriação e Sustentabilidade, é possível inovar de forma ética e agir desde a estratégia e implementação até os serviços gerenciados.

Por fim, saliento que a Sustentabilidade é um imperativo de negócio crucial para levar resiliência e agilidade necessárias às empresas em um mundo onde a mudança é constante. Para conseguir isso, claro, os líderes devem reconhecer o tema como um elemento central de sua estratégia e entender que a tecnologia precisa ser a espinha dorsal do processo. E, para que isso se materialize, há tecnologia disponível para apoiá-lo a garantir que o discurso esteja alinhado com o plano de transformação em direção a uma estratégia mais sustentável.

*Fernanda Borges é gerente de Desenvolvimento de Negócios de Soluções de Sustentabilidade da IBM

https://itforum.com.br/colunas/dados-e-tecnologia-um-real-sentido-p...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 33

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço