Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

De colecionáveis a experiências: por trás do licenciamento da Ubisoft

Em entrevista ao Meio & Mensagem, Sarah Buzby, VP global de produtos de consumo da Ubisoft, revela como funciona a área de produtos de consumo.

Além de desenvolver e publicar jogos, como Assassin’s Creed, Just Dance, Rainbow Six Siege, e organizar eventos de eSports dedicados a esses jogos eletrônicos, como o Six Invitational – que aconteceu em São Paulo, pela primeira vez fora de Montreal, no Canadá – a Ubisoft está investindo cada vez mais na sua área de produtos de consumo e licenciamento.

licenciamento Ubisoft

Sarah Buzby, VP global de produtos de consumo da Ubisoft, no Six Invitational (Crédito: Arthur Nobre)

Neste ano, essa área da companhia está alcançando um crescimento de dois dígitos, em percentagem. A Ubisoft ainda está expandindo suas parcerias globais de licenciamento para incluir novos parceiros no Japão, Estados Unidos, América Latina e Europa, com um foco maior não apenas em categorias tradicionais, mas também na expansão para experiências. Isso é o que revela a VP global de produtos de consumo, Sarah Buzby.

Licenciamento da Ubisoft

A Ubisoft tem um portifólio extenso de jogos eletrônicos, ou seja, diversas marcas. Dessa forma, a empresa trabalho o licenciamento de cada uma delas de maneira diferente, uma vez que cada uma possui uma audiência diferente.

“Mergulhamos fundo na própria marca e olhamos para os pilares da marca e quem são esses fãs e tentamos desenvolver uma gama de produtos que esses fãs vão adorar. Essa é a nossa abordagem”, explica Sarah.

Dentro do setor de licenciamento, a companhia aposta em produtos colecionáveis, estatuetas, acessórios, mochilas, vestuário, itens de arte. Para Assassin’s Creed, por exemplo, a Ubisoft tem um contrato de licenciamento com um artista que cria pinturas originais da sua própria interpretação de Assassin’s Creed, pontua a VP.

Neste sentido artístico, a cada ano a Ubisoft desenvolve novos guias de estilo para suas marcas para que haja novas obras de arte e novos ativos para seus parceiros usarem em seus produtos.

Relacionado575x300-site-cred-reproducao-sixinvitational2024

Games: arenas de eSports mobilizam alta audiência e marcas

Principais categorias de produtos

Sarah revela ainda que a maior categoria de licenciamento da empresa, atualmente, são os colecionáveis, uma vez que vestuário também é relevante. “Tentamos escolher coisas que permitam aos nossos fãs expressar o seu amor pela marca. Chamo isso de ‘moeda social’, se você está usando uma camiseta do Assassin’s Creed e eu amo o Assassin’s Creed, eu sei que temos isso em comum”, complementa.

O objetivo de Ubisoft com a área de produtos de consumo é justamente aprofundar o seu engajamento com os fãs. “Mesmo que os fãs não estejam jogando o jogo naquele momento, eles ainda estão desfrutando de seus aspectos favoritos da marca, seja vestindo uma camiseta ou exibindo um colecionável para seus amigos em sua casa”.

Desenvolvendo experiências

A área de produtos de consumo da Ubisoft vai além de licenciamento de produtos, o setor também está focado no desenvolvimento de experiências no Brasil. Em 2022, a companhia inaugurou a Arena Just Dance, em parceria com a escola Saga, no Mais Shopping, em Santo Amaro, São Paulo. “Neste mercado [Brasil] é uma maneira muito relevante de alcançar os fãs”, comenta a VP.

Exibições: 11

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço