Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

fashion-designer-gift-guide

Este não é um texto sobre painéis temáticos ou semânticos. Nem um texto onde você vai encontrar links de sites para buscar inspiração. Essa é “só” uma reflexão sobre ser criativo, sobre o mercado de moda, comportamento e o rumo que a moda vem tomando.

Criar sempre me pareceu algo muito íntimo, particular. Uma ideia que nunca passaria pela minha cabeça, poderia sair da sua e vice e versa. Nada poderia ser mais seu do que uma criação.

Quando você desenvolve algo, transforma o que você sente e pensa em desenho, texto, estampa, cor e modelo. Ali fica carimbado tudo o que você carrega de aprendizado na vida. Por mais que a gente veja tantas marcas “bebendo da mesma fonte”, utilizando pesquisas e fórmulas de sucesso comercial, quando um estilista elabora um de seus trabalhos ele diz muito sobre o que ele é.

Um bom repertório de imagens, alimentado constantemente por um tempinho nos aplicativos e revistas ajuda muito. Mas a rua também pode ser um grande Pinterest. Para que isso funcione você precisa prestar mais atenção do que normalmente faz quando está com pressa e só consegue olhar a tela do celular.

Já ouvi dizer que a inspiração vem “dos livros que a gente lê e das viagens que faz”. Eu diria que vai além disso. A inspiração vem principalmente das coisas que você ouve e vivencia. 

O que inspira os criadores está nas pessoas. Está na percepção que você tem das alegrias e das dores do mundo. Pode parecer exageradamente profundo, mas nada que uns papos e um tempinho experimentando o que a vida te oferece não resolvam. Isso pode te livrar do desastre de fazer uma estampa que diz algo ultrapassado ou de fazer um modelo que não atende às necessidades de ninguém.

Se eu pudesse te dar uma dica para as horas em que você precisa de uma ajudinha para criar, eu diria: escute as pessoas, olhe ao seu redor e saiba o que está acontecendo com o outro. A observação e a empatia são grandes detectores de comportamento. A sua rotina diária pode ser um verdadeiro bureau de tendências.

http://www.naocombina.com.br/de-onde-vem-a-inpiracao/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 95

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço