Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|clicrbs.com.br/diariocatarinense|

Um claro sinal da recuperação da economia de SC está nos departamentos de recursos humanos das empresas: o ritmo de abertura de empregos está em alta. Apenas no mês passado foram 11.988 novas oportunidades de trabalho no Estado – saldo das contratações menos as demissões registradas pelo Caged, cadastro nacional de vagas.

É o melhor mês desde outubro, quando foram sentidos os primeiros reflexos da mais grave crise econômica em 80 anos, e o terceiro seguido de alta no nível de emprego no Estado. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, nem parece que houve uma crise no meio do caminho. Em agosto de 2008 foram criados 12.151 empregos.

Os serviços e a indústria foram os segmentos que mais criaram vagas em agosto (veja quadro ao lado). Os segmentos de comércio e administração de imóveis e de hotéis, bares e restaurantes abriram o maior volume de oportunidades, embalados pelo bom momento pelo qual passa a construção civil e por causa dos preparativos para as festas de outubro e para a temporada de verão.

Só a indústria abriu 4.053 vagas. O ritmo de produção nas fábricas está em alta. Segundo o IBGE, desde fevereiro a indústria está produzindo mais do que no mês anterior. Quem mais está criando postos de trabalho são os segmentos voltados para o mercado interno, como a indústria têxtil, que em agosto criou 1.802 empregos com carteira assinada.

Balanço do ano ainda está abaixo de 2008

Lentamente, as empresas voltadas para o mercado externo estão reabrindo vagas que tinham sido fechadas durante a crise. Um maior volume de empregos está vinculado ao reaquecimento da economia global.

No acumulado dos primeiros oito meses do ano, houve a criação de 28.844 vagas em SC. O número, influenciado pelo baixo desempenho dos meses anteriores, foi o pior resultado para o período nos últimos dez anos. E corresponde a uma baixa de 62,32% em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando foram geradas 76.552 novas vagas.

Exibições: 59

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço