Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Desaceleração da economia aumenta em 188% pedidos de "concordata" em julho

 

 

Desaceleração da economia aumenta em 188% pedidos de "concordata" em julho

Do UOL, em São Paulo

Refletindo a desaceleração econômica no Brasil, mais empresas têm recorrido à recuperação judicial (a antiga concordata) para salvar operações e negociar com credores.

 

 

A Boa Vista/SCPC apontou alta de 187,5% nos pedidos de recuperação judicial em julho, na comparação anual, e de 154,3% no acumulado do ano. E a Serasa Experian revelou que em janeiro e maio foram os meses que registraram os maiores números de pedidos de recuperação judicial desde a criação do dispositivo, em 2005, com 86 e 82 solicitações, respectivamente.

Bancos estão emprestando menos

Segundo especialistas, a maior demanda por esse recurso reflete a combinação de menor acesso a crédito --com os bancos mais conservadores devido à crescente inadimplência-- e a desaceleração da economia.

"Ficou mais difícil conseguir, principalmente capital de giro, para suprir problemas de caixa", disse o economista da Boa Vista Flávio Calife.    

Em julho, o Banco Central apontou desaceleração do crédito por cautela de bancos, após os índices de inadimplência terem atingido os maiores níveis em cerca de 3 anos. Bradesco e Itaú Unibanco já reduziram as projeções de expansão de suas carteiras em 2012.

Segundo Juliana Bumachar, sócia do escritório Bumachar Advogados, especialista em Direito Empresarial, o movimento é semelhante ao do pós-quebra do banco Lehman Brothers, em 2008. Em setembro daquele ano, foram feitos 23 pedidos. Em março de 2009, mês com mais requisições de recuperação judicial depois do recrudescimento da crise, foram verificados em 76 pedidos.

Para a diretora da Área de Restructuring e Administração Judicial da KPMG, Osana Mendonça, a crise se agravou em muitos casos por problemas de gestão, especialmente em empresas de perfil familiar. Segundo ela, em pelo menos 70 por cento dos casos há problemas de gestão.

"Esses problemas emergem quando a maré baixa", disse Osana.

Setores passam por dificuldades

 

Os especialistas avaliam que o número de empresas pode aumentar, já que existem setores em dificuldades, como o têxtil, que sofre forte pressão de importados, principalmente da China.

Além disso, verifica-se aumento de empresas que são credoras ou fornecedoras de companhias que recorreram ao dispositivo há alguns anos, como frigoríficos e usinas de cana de açúcar.

"Empresas de setores que a gente não via antes num volume tão grande pedindo recuperação judicial, como transportes, fornecedoras de autopeças, de frigoríficos e usinas de cana de açúcar, alguns dos grandes ramos que quebraram, hoje estão sofrendo as consequências", disse Osana, da KPMG.

Osana destacou que uma das preocupações atuais do mercado é com empresas que pediram recuperação recentemente, pois há dúvida sobre a capacidade delas de honrarem dívidas até o fim do prazo de carência  estabelecido nos planos, de dois a três anos.

Casos notórios

A recuperação judicial ganhou vulto com a Varig, que já foi a maior companhia aérea do país. Após muita negociação, a empresa acabou fatiada. A marca foi comprada pela Gol em 2007, enquanto a Varig "ruim", com as dívidas, tornou-se a Flex e teve a falência decretada em agosto de 2010. A VarigLog, que também entrou em recuperação judicial, suspendeu as operações em fevereiro.

Outros ativos, como centro de manutenção e prédios, foram vendidos para liquidação de dívidas.

Hoje, entre outras empresas, o caso mais destacado é o da distribuidora paraense de energia Celpa, do Grupo Rede Energia, cuja votação do plano de recuperação por credores já foi adiado pelo menos três vezes.

(Com informações da Reuters)

Exibições: 83

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço