Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|cerradomix.maiscomunidade.com|

No próximo dia 9 de fevereiro, a partir das 13h, será realizada a quarta edição do Dia Nacional da Roupa de Baixo. A ação é uma iniciativa do site de moda Finíssimo (www.finissimo.com.br) e neste ano tem o shopping Conjunto Nacional de Brasília como co-realizador. A manifestação fashion acontece na capital federal desde 2007 e sempre causa muito alvoroço, curiosidade e admiração em todos que a veem, principalmente de perto.

A grande novidade em 2010 será uma homenagem aos 50 anos de Brasília: o evento será aberto com a exposição ‘O Íntimo Revelado’, do fotógrafo João P. Teles, que traz um ensaio de lingerie feito em preto e branco, e seguirá com o tradicional desfile a céu aberto. Desta vez, 50 modelos usando apenas cueca, sutiã e calcinha farão o trajeto do Conjunto Nacional até a rodoviária. A produção é assinada pelo stylist Marcus Barozzi.

O Dia Nacional da Roupa de Baixo é Inspirado no National Underwear Day, iniciado em agosto de 2003 em Nova York, e tem como objetivo chamar atenção para a moda do dia a dia valorizando a roupa íntima, que ocupa cada vez mais espaço no guarda-roupa e nas exportações do brasileiro. “O Brasil exporta mais de 20 milhões de peças de roupa de baixo por ano. Isso é representativo na balança comercial do país. Mas, as peças exportadas são relativamente simples. Ao conversarmos com especialistas na área, todos acreditam que se o país investir na confecção de roupas de baixo, os rendimentos podem muito maiores. Por isso a roupa de baixo merece uma atenção especial dos brasileiros”, diz Thiago Malva, diretor executivo do site Finíssimo.

O mercado interno é também um grande impulsionador do segmento. Segundo dados do Instituto de Estudos de Marketing Industrial, a produção nacional de cuecas saltou de 122,3 milhões de unidades para 141,9 milhões em cinco anos. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) o Brasil produz uma média de 800 milhões de peças por ano e possui cerca de 6 mil empresas que geram mais de 36 mil empregos diretos. Em 2009, os números superaram a média. O país produziu 960 milhões de peças de moda íntima e faturou R$ 5 bilhões. Em 2008 foram 835 milhões de peças com faturamento de 4,5 bilhões. O crescimento no período é de 10%.

“A ação ressalta o crescimento de Brasília no cenário fashion ao dar visibilidade a modelos, cabeleireiros, maquiadores e produtores de moda de mostrar o seu trabalho para milhões de pessoas por meio da cobertura jornalística que repercute nos quatro cantos mundo, como China, EUA e Emirados Árabes”, explica Thales Sabino, editor-chefe do site Finíssimo.

Neste ano participam do desfile em comemoração ao Dia Nacional da Roupa de Baixo as marcas Jogê, Scala, Levi’s, Taco, Puket, C&A, Riachuelo, Any Any, Colcci, Hering, Marisa, Hope, Polishop, Lupo, Atol das Rocas, Nicoboco e Toulon. Para João Marcos Mesquita, gerente de Marketing do Conjunto Nacional, o objetivo é apresentar ao consumidor os produtos das marcas do shopping que tem investido em qualidade, conforto, beleza e moda. “A ação é importante para lançamento de tendências do segmento e prevemos um crescimento de 15% nas venda. Teremos a participação de 14 marcas do nosso mix de lojas desfilando no evento. Sem dúvida será muito impactante para o shopping”, avalia ele.

Em 2009, o Dia Nacional da Roupa de Baixo foi presenciado por mais de 5 mil pessoas que se acotovelaram para ver o curioso desfile de beldades. “Quem viu o manifesto ao vivo ficou curioso para saber o que acontecia e admirado pela beleza dos modelos. Quem acompanhou pela mídia queria ter visto ao vivo também”, conta Ricardo Lucas diretor de marketing do site Finíssimo.


O ÍNTIMO REVELADO

A abertura do Dia Nacional da Roupa de Baixo (09.02) será às 13h com a exposição ‘O íntimo revelado’, que expecionalmente no dia da abertura estará na praça diante do shopping Conjunto Nacional. A mostra do fotógrafo João P. Teles apresenta modelos vestidos apenas em trajes íntimos fazendo poses e inseridos em imagens que fazem alusão aos 50 anos de Brasília. “Em preto, branco e cinza o fotógrafo trabalha com sombras, curvas e ângulos retos que nos remetem aos traços da capital federal”, diz Maria Thereza Laudares, curadora da mostra.

A exposição brinca com os sentidos e lida com mistério e sedução presentes, ao mesmo tempo, no céu e na arquitetura da cidade. Os modelos selecionados, segundo a curadora, representam a miscigenação, marca registrada dos habitantes de Brasília. Depois da abertura, as fotos ficam expostas nos corredores do shopping até o dia 28 de fevereiro.

Exibições: 116

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Textile Industry em 10 fevereiro 2010 às 14:38

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço