Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Dilma Desmistificou o “Demônio do Privatismo”, diz FHC

SÃO PAULO - Alvo das críticas do PT por promover privatizações em sua gestão (1995-2002), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta quarta-feira que a presidente Dilma Rousseff desmistificou “o demônio do privatismo” ao conceder à iniciativa privada três dos principais aeroportos do país, Guarulhos , Brasília e Viracopos, por R$ 24,5 bilhões.

O ex-presidente tucano reiterou que a privatização não é uma questão ideológica e disse que, no Brasil, começou a ser feita no governo do ex-presidente José Sarney (1985-1990). “É uma questão que depende das circunstâncias”, declarou, em um vídeo divulgado pelo site que o tucano mantém na internet, o “Observador Político”. FHC comentou que a privatização no governo petista começou antes do leilão dos aeroportos, com a concessão de estradas de rodagem.

Fernando Henrique, presidente de honra do PSDB, não citou diretamente as críticas feitas pelo PT à privatização realizada durante seu governo e nas campanhas presidenciais de 2006 e 2010. No entanto, rebateu os ataques que ouviu durante a privatização da Companhia Vale do Rio Doce. “Não há risco de desnacionalização”, afirmou FHC. “São fantasmas que estão desaparecendo porque o Brasil está mais maduro”, declarou.

Na campanha de 2006, o debate sobre a privatização marcou o segundo turno, na disputa entre o ex-presidente e então candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Lula combateu as concessões à iniciativa privada e a derrota de Alckmin foi associada ao fato de os tucanos não terem defendido as privatizações feitas na gestão de Fernando Henrique. Em 2010, na disputa entre Dilma Rousseff e José Serra (PSDB), o tema voltou a ser explorado e combatido pelo PT.

Com o leilão dos três mais rentáveis aeroportos brasileiros, os tucanos atacam a contradição do discurso petista.

Dois dias depois do leilão dos aeroportos, Fernando Henrique lembrou dos ataques que recebeu. “Quantas críticas eu ouvi porque o BNDES participava das privatizações... Agora continua participando e tem que participar para financiar”, disse. “Outras críticas eram sobre o dinheiro dos fundos de pensão. Mas os fundos de pensão são para isso, são para investir, e agora que a taxa de juros está caindo tem que investir mais. Não tem nada de negativo nisso”, afirmou.

Segundo FHC, as privatizações aumentam a capacidade de gerenciamento, de oferta de serviços, melhoram a eficiência e geram mais receita à União, por meio de impostos. “É uma questão de responsabilidade maior para com o país”, afirmou, no vídeo divulgado em seu site.

“Espero que agora os aeroportos comecem a funcionar e que dê tempo até a Copa [de 2014]”, ironizou.

(Cristiane Agostine / Valor)

Fonte:|

Fonte:|http://www.valor.com.br/politica/2523048/dilma-desmistificou-o-demo...

Exibições: 87

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço