2024 foi o ano da entrada dos PCs com Inteligência Artificial (IA) no B2B, fator que deve impulsionar a demanda por atualização de base instalada.
A gestão de tecnologia da informação (TI) é um dos pilares do sucesso das empresas modernas. No entanto, a aquisição de equipamentos de TI representa um desafio significativo para as companhias, por conta dos custos e o risco de rápida obsolescência. Neste contexto, a locação de equipamentos de TI que cresceu de forma acelerada durante a pandemia do COVID 19, ainda surge como uma alternativa prática e estratégica para organizações que desejam modernizar suas operações sem comprometer o orçamento, principalmente com os novos modelos dotados de Inteligência Artificial.
2024 foi o ano da entrada dos PCs com Inteligência Artificial (IA) no B2B, fator que deve impulsionar a demanda por atualização de base instalada nas empresas. Segundo dados do International Data Corporation (IDC), de setembro deste ano, mostram que o mercado brasileiro de notebooks deve atingir 1,42 milhão de unidades até o final de 2024, apresentando uma leve queda de -1,3%. Já para 2025, a expectativa é de crescimento de 4,6%, chegando a 1,48 milhão de unidades. A instituição prevê ainda uma movimentação de cerca de 0,93 milhões de unidades em 2024 e 0,95 unidades em 2025.
Os dispositivos com IA devem inflacionar a aquisição desses modelos, portanto vale destacar que, em 2025, é esperado que tenhamos renovações de parques tecnológicos demandadas, possivelmente, pela interrupção no suporte do Windows 10 o que deve significar uma média de 2% a 5% de crescimento neste sentido para o mercado de PCs corporativos. Essas atualizações tornam-se essenciais para que as empresas não fiquem vulneráveis em questões de segurança. Assim, abre-se aqui a lacuna de crescimento do PC as a Service, que é uma forma de descomplicar a gestão de tecnologia e que está redefinindo o panorama de infraestrutura de TI corporativa ao garantir acesso à tecnologia de ponta por um valor mais atrativo e de menor custo por meio do aluguel.
A locação de equipamentos de TI é um modelo de serviço que permite às empresas utilizar dispositivos tecnológicos essenciais para o seu funcionamento, como computadores, servidores, equipamentos de rede e periféricos, por meio de um aluguel mensal de uma companhia especializada. Ao invés de adquirir os aparelhos, as empresas os utilizam durante o período do contrato, tendo ainda acesso a serviços complementares, como manutenção e suporte técnico.
Essa modalidade oferece vantagens que vão além do custo-benefício, os principais motivos pelos quais empresas têm adotado esse modelo, são:
Atualização de base instalada: atualização e adaptação dos sistemas existentes para aproveitar, ao máximo, o potencial da IA, como capacitação, segurança de dados e mais eficiência no negócio.
Flexibilidade e escalabilidade: A locação permite ajustar o contrato conforme a necessidade do negócio. Isso é muito útil para empresas em crescimento ou em períodos sazonais, quando há aumento na demanda por recursos tecnológicos.
Acesso à tecnologia atualizada: Em um mercado onde os avanços tecnológicos são rápidos, a locação garante acesso contínuo a equipamentos modernos e compatíveis com as demandas atuais, evitando a obsolescência.
Manutenção incluída: Os contratos de locação incluem serviços de manutenção e suporte técnico, reduzindo custos com reparos e substituições de hardware.
Previsibilidade orçamentária: Com pagamentos fixos mensais, a locação facilita o planejamento financeiro e evita despesas inesperadas.
Redução do investimento inicial: A compra de equipamentos pode exigir um grande desembolso financeiro, que nem sempre é viável, especialmente para pequenas e médias empresas. A locação elimina essa barreira, convertendo os custos em despesas operacionais previsíveis.
No Brasil, a locação de equipamentos de TI tem sido amplamente adotada por diversos setores, como educação, que utilizam equipamentos modernos para ensino híbrido e digital; varejo, com operações logísticas que dependem de soluções tecnológicas confiáveis; saúde, já que hospitais e clínicas demandam tecnologia de ponta para diagnósticos e gestão administrativa; indústrias, que a locação apoia a automação e a integração de sistemas no chão de fábrica, entre outras verticais.
Com o aluguel de equipamentos, a organização preserva seu capital para investimentos estratégicos enquanto mantém uma operação eficiente. Quando a companhia precise modernizar toda a sua parte tecnológica para atender à expansão, basta apenas alugar equipamentos ajustados às suas necessidades por um período específico, sem a necessidade de comprar servidores e dispositivos.
A locação de equipamentos de TI é mais do que uma solução temporária, é uma estratégia alinhada às exigências da economia digital da empresa. Ela possibilita a modernização, a redução de custos e a agilidade necessária para enfrentar os desafios de um mercado competitivo e em constante crescimento. Para aproveitar o máximo potencial dessa modalidade, é essencial contar com uma empresa experiente no mercado, que tenha capacidade para elevar a infraestrutura de TI da companhia.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI