Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV

DO LINHO AO CARBONO

HÁ MAIS DE 3000 ANOS ANTES DE CRISTO, OS EGÍPCIOS JÁ CULTIVAVAM O LINHO, E COM ELE PRODUZIAM FIOS E TECIDOS PARA SE COBRIREM E SE PROTEGEREM.

ISSO ESTA GRAVADO NAS PIRÂMIDES. NO PRIMEIRO QUADRO À ESQUERDA SUPERIOR, O CULTIVO. NO QUADRO DIREITO SUPERIOR, A PREPARAÇÃO DAS FIBRAS PARA SEREM UTILIZADAS. NO QUADRO INFERIOR A ESQUERDA, O TRANSPORTE DAS FIBRAS E NO QUADRO DA DIREITA INFERIOR, A TECELAGEM, QUE ERA FEITO NA VERTICAL, HOJE É HORIZONTAL.

JÁ OS CHINESES, DOMINAVAM O PROCESSO DE FIAR E TECER A SEDA, E MANTIVERAM EM SEGREDO DE ESTADO, POR MILHARES DE ANOS AC, E ATRAVÉS DA ROTA DA SEDA, ABASTECEU A EUROPA COM A SEDA POR MUITO TEMPO.

EM 1821 DC, UM FRANCES DESCOBRIU O MÉTODO DE FABRICAR A SEDA ARTIFICIAL, QUE É A VISCOSE.

EM 1935 DC FOI FEITA A PRIMEIRA FIBRA QUÍMICA, O NYLON.

DAÍ PARA FRENTE, TIVEMOS UMA SÉRIE DE DESCOBERTAS DE FIBRAS TÊXTEIS, COM A INTENÇÃO DE SEREM MELHORES DO QUE AS NATURAIS E ATENDER AS NECESSIDADES DO HOMEM.

NA DÉCADA DE 1960, O HOMEM BUSCAVA A FABRICAÇÃO DE UMA FIBRA MAIS FINA QUE O CABELO HUMANO, PORQUE QUERIA UMA FIBRA RESISTENTE E QUANTO MAIS FILAMENTOS POR SEÇÃO DE FIO, MAIS AUMENTAVA SUA RESISTÊNCIA. FOI UMA LUTA INCESSANTE PARA DESCOBRIR UM MEIO DE FIAR FILAMENTOS MENORES DO QUE UM MICRON (a milésima parte de um milímetro), DAÍ AS MICROFIBRAS, FAMOSAS NOS ANOS 1960.

DEPOIS CHEGAMOS AS FIBRAS DE ALTA TECNOLOGIA, MAIS FINAS, MAIS RESISTENTES A TRAÇÃO E AS ALTAS TEMPERATURAS E PRINCIPALMENTE, MAIS LEVES QUE OS METAIS.

MAS A BARREIRA TÉCNICA DE FINURA FOI ULTRAPASSADA E HOJE TEMOS NANO FILAMENTOS, 1000 VEZES MAIS FINO QUE 1 MICRON.

RESISITÊNCIA DOS MATERIAIS

PODEMOS VER NO GRÁFICO ACIMA, A COMPARAÇÃO DE RESISTÊNCIA DE ALGUNS MATERIAIS. OBSERVA-SE QUE A SEDA DA ARANHA É MAIS RESISTENTE DO QUE MUITOS METAIS, POR ISSO A LUTA PARA DESENVOLVER UMA FIBRA DE SEDA DE ARANHA ESTÁ ÁRDUA, ELA NÃO É COMO A SEDA QUE É EXTRAÍDO DO BICHO DA SEDA. A ARANHA É UM ANIMAL TERRITORIAL, O QUE IMPEDE DE SER CRIADO EM CATIVEIRO, COMO O BICHO DA SEDA. SE PUDÉSSEMOS FAZER UM CABO DA SEDA DE ARANHA DA GROSSURA DE UMA CANETA ESFEROGRÁFICA, DARIA PARA PARAR UM AVIÃO A JATO EM PLENO VOO. ALEM DESSA RESISTÊNCIA E ELASTICIDADE FENOMENAL, ESSA FIBRA É BIODEGRADÁVEL E BIOCOMPATÍVEL COM O SER HUMANO, SENDO USADO NA MEDICINA. JÁ TEM-SE NOTICIAS DE QUE ELA JÁ ESTA EM PROCESSO PRODUTIVO E EM BREVE , FARÁ PARTE DO NOSSO PARQUE FABRIL.

AINDA NESSE GRÁFICO OBSERVA-SE QUE O MAIS RESISTENTE É O METAL TUNGSTÊNIO, CHEGANDO A 1500 MPa (megapascal).

NESSE GRÁFICO, PODEMOS VER QUE O TUNGSTÊNIO TEM O MENOR VALOR DE RESISTÊNCIA DO QUE AS FIBRAS DE ALTA TECNOLOGIA. A FIBRA DE CARBONO CHEGA A SER 4 VEZES MAIS RESISTENTE DO QUE O MAIS RESISTENTE DOS METAIS, O TUNGSTÊNIO.

VEJAM O GRÁFICO ACIMA, COM TODOS EM COMPARAÇÃO.

AGORA VEJAM NO GRÁFICO A SEGUIR, AS NANO FIBRAS EM COMPARAÇÃO COM A MAIS RESISTENTE DAS FIBRAS DESSE GRÁFICO ACIMA.

A NANOFIBRA DE CARBONO É QUASE 100 VEZES MAIS RESISTENTE DO QUE A FIBRA DE CARBONO.

PESO ESPECÍFICO DOS MATERIAS (g/cm³)

VEJAM COMO OS METAIS SÃO MUITO MAIS PESADOS EM COMPARAÇÃO COM OS DEMAIS MATERIAIS. OBSERVEM COMO A NANOFIBRA DE CARBONO É LEVE. DAÍ O PORQUÊ ELAS SÃO USADAS LARGAMENTE NAS INDÚSTRIAS AÉRO-ESPACIAIS. ELAS SÃO LEVES E RESISTENTES.

TÊXTEIS CONVENCIONAIS, as necessidades de desempenho são menos exigentes, sendo mais importante o conforto e a aparência.

TÊXTEIS TÉCNICOS dependem de aplicações e desempenhos específicos, sendo normalmente utilizadas de fibras de elevado desempenho.

TIPOS CONSTRUÇÕES, ACABAMENTOS E DE FIBRAS DE ALTO DESEMPENHO NOS TECIDOS INDUSTRIAIS.

APLICAÇÕES DE TECIDOS TÉCNICOS

Sergio Bayer

20/07/2017

Exibições: 1037

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV

Comentário de Eliseu Moraes Magalhães em 22 julho 2016 às 18:03

Excelente trabalho! Parabéns e obrigado pela aula...

© 2022   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço