Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Do vermelho ao verde: Dilma troca de corQuais os significados das cores?

No dia 8 de março, durante pronunciamento em rede nacional, a presidente Dilma Rousseff usou verde, assim como em grande parte de suas últimas aparições públicas. O vermelho, por enquanto, está ficando no cabide. Como interpretar isso?
Na hora de montar um look, a escolha do vermelho merece atenção especial. E o verde? Na moda, qual a representação das cores? 
Confira o que dizem algumas consultoras de imagem e estilo.

 

 

Renata Braga Artacho, consultora de imagem
pessoal e empresarial.

 

"A tarefa não é fácil, mas vamos lá. No caso de usar verde oliva ou militar, me parece querer se aproximar

mais dapopulação, visto que ela usava sempre a cor do partido. Verde também significa esperança. Verde oliva, ou militar, sempre é tendência na moda, porque também é mais clássico e elegante que o vermelho. Verde é mais neutro.

Vermelho é uma cor mais sensual na moda, mais explosiva, chama muita atenção." 

 

 

"Dentro dos significados das cores, o vermelho é sempre uma cor marcante, de alta intensidade, busca delimitar uma imagem, cria um visual firme e forte, o vermelho é uma cor forte. No entanto, o verde é a cor da harmonia, ele inspira amizade, cuidado e, ao mesmo tempo, liberdade de comunicação, é a cor com sentido democrático. O verde inspira a cooperação, afinal, é a cor da natureza, da abundância das relações. Podemos analisar que, pelo momento delicado que está passando a figura da presidente, é possível que queira trazer uma mensagem de concordância e não de rupturas. O estudo das cores informa que o vermelho é a mais antiga entre as cores. O vermelho impacta, chama a atenção, demonstra autoridade e imposição. E vitalidade. O verde traz as mensagens de esperança, de

Claudia Piantini, analista em imagem,
comportamento e 
estilo de vida. 

calmaria. As cores sempre trazem massagens e usadas de acordo com o tom de pele e cor dos olhos. Elas podem ressaltar pontos positivos de uma pessoa, no sentido visual dela. As cores são a intenção mais imediata que percebemos em um ambiente, ou em uma pessoa, ela pode trazer várias simbologias, e uma delas é o atrair ou expelir. O vermelho pede cautela, o verde informa transitar. Observe que verde sempre é bem-vindo ao vestuário quando a intenção é discrição. Já quando queremos exposição podemos apostar no vermelho." 

 

 

"É comum pessoas públicas optarem por cores que sejam representativas e alcem uma ligação com determinado assunto, empresa ou, neste caso, um partido político. Sempre estávamos acostumados a ver a presidenta Dilma com um figurino vermelho, que representava a cor característica do seu partido político - o PT. Isso é bastante utilizado como uma ferramenta de marketing pessoal para

Juliana Thomé é consultora de 
estilo e blogueira de moda.

 

fomentar a ideia de que ela é uma pessoa a qual representa o público e, assim, ergue a bandeira do seu partido. Visto pelos últimos acontecimentos no país e pela crise que se instaurou nos diferentes segmentos, acredito fielmente que a escolha da substituição da cor vermelha pela verde, é uma tentativa de aproximar a imagem da Dilma para com o público brasileiro, já que sabemos que sua aceitabilidade junto aos seus eleitores vem diminuindo a cada dia. E sem esquecer de mencionar que o significado do verde retrata a esperança e é uma das cores simbólicas e que representa o Brasil. No universo da moda, as cores já possuem seus significados bem específicos e fechados e é comum elegermos cores para representar ou comemorar alguns momentos importantes em nossas vidas - como é feito com a cor branca para a noite do Réveillon ou o vermelho e verde para as comemorações natalinas. Já o verde, quando utilizado sozinho, representa a esperança, liberdade, saúde e vitalidade. E quando associamos esta cor à natureza, ela retrata o crescimento, a renovação e a plenitude."

 

http://www.jornaldebeltrao.com.br/noticia/217458/do-vermelho-ao-ver...

Exibições: 235

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço