Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Documentário da ONU conta história de empreendedoras brasileiras do setor têxtil

A ONU Mulheres e o Instituto Lojas Renner divulgaram neste mês um minidocumentário sobre 15 projetos de empreendedorismo feminino no setor têxtil. Iniciativas foram beneficiadas pelo edital Empodera, um programa da agência das Nações Unidas para apoiar financeiramente negócios liderados por mulheres. Mais de mil trabalhadoras foram beneficiadas com o apoio em recursos.

Tânia Nunes, uma das participantes de projeto beneficiado pelo Empodera. Imagem: ONU Mulheres

Tânia Nunes, uma das participantes de projeto beneficiado pelo Empodera. Imagem: ONU Mulheres

A ONU Mulheres e o Instituto Lojas Renner divulgaram neste mês um minidocumentário sobre 15 projetos de empreendedorismo feminino no setor têxtil. Iniciativas foram beneficiadas pelo edital Empodera, um programa da agência das Nações Unidas para apoiar financeiramente negócios liderados por mulheres. Mais de mil trabalhadoras foram beneficiadas com o apoio em recursos.

A produção audiovisual, que pode ser vista gratuitamente em meio online, conta a história de empreendedoras de diferentes regiões do Brasil, e também de mulheres direta e indiretamente afetadas por seus negócios.

Os aportes investidos nas pequenas empresas permitiram a compra de maquinário e matéria-prima, a capacitação das funcionárias, a geração de empregos, o aumento da produção e melhorias nos processos produtivos e nas condições de trabalho. Um dos resultados alcançados foi também a independência financeira de muitas das mulheres participantes.

Além dos recursos financeiros, os projetos receberam acompanhamento na gestão de suas atividades, com aulas sobre relações de trabalho, empoderamento feminino e igualdade de gênero.

“O projeto Empodera é um exemplo prático e concreto de que, quando você investe nas mulheres de baixa renda, quando você investe nas organizações de mulheres que estão querendo produzir, que querem entrar na sua cadeia de valor, o empoderamento acontece”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

A iniciativa é fruto do trabalho da ONU Mulheres com empresas engajadas com os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), um conjunto de valores e diretrizes defendidos pela agência das Nações Unidas e pelo Pacto Global. O programa Empodera foi desenvolvido em parceria com o Instituto Lojas Renner e disponibilizou 1 milhão de reais para iniciativas voltadas ao empreendedorismo feminino.

“A ONU nos ajuda a refletir sobre o que a gente precisa melhorar no desenvolvimento do nosso negócio, para sermos cada vez mais sustentáveis. Além disso, reforça a importância de as empresas exercerem o seu papel dentro da sociedade”, diz o diretor-executivo do Instituto Lojas Renner, Vinicios Malfatti.

Por meio de depoimentos pessoais, o documentário mostra que o empoderamento econômico das mulheres é fundamental para a sua emancipação e traz impactos positivos para o desenvolvimento da família e da comunidade. A obra foi produzida entre janeiro e março de 2018.

Assista ao documentário abaixo:

https://nacoesunidas.org/documentario-da-onu-conta-historia-de-empr...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 568

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Comentário de Romildo de Paula Leite em 3 abril 2018 às 11:15

  Por meio de depoimentos pessoais, o documentário mostra que o empoderamento econômico das mulheres é fundamental para a sua emancipação e traz impactos positivos para o desenvolvimento da família e da comunidade.

© 2019   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço