Desfile da grife Cavalera durante São Paulo Fashion Week ( SPFW ) Verão 2013 e 2014 realizado no Espaço da Bienal no Parque do Ibirapuera em São Paulo (SP) (Yasuyoshi Chiba/AFP)
Alinhados com os estilistas da moda, os profissionais do universo da beleza, conhecidos como beauty artists, são peças fundamentais em semanas de moda que apresentam tendências não só de vestuário, mas também de maquiagem e cabelo. Para chegar ao que será ou não usado nas cores, texturas e estilos nas passarelas, um longo caminho de referências e inspirações é trilhado por estes profissionais.
“Tudo é fonte de pesquisa. Campanhas de beleza, revistas internacionais, filmes. Analisamos se, de uma estação para outra, vai ter mais brilho ou não”, explica o cabeleireiro Celso Kamura, responsável pelos desfiles de Alexandre Herchcovitch e Samuel Cirnansck nesta última edição do São Paulo Fashion Week. “A beleza para o próximo verão é mais minimalista. Um minimalismo mais sutil, tecnológico, uma beleza que seja natural, mas que quem olha sabe que aquele make deu trabalho para ser feito”, acrescenta Kamura.
Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C Cosmetics, que fez as maquiagens desfiladas por R.Rosner, analisa que as tendências não são simplesmente decididas entre um grupo de pessoas, mas sim criadas, de um modo natural. “É como se, naturalmente, todos começassem a se interessar de repente pelo vermelho. Ao final de uma temporada de moda, sempre temos um ‘resumo’, um balanço, e é curioso observar como, sem trocar informação, algumas pessoas seguem o mesmo caminho”, analisa Fabiana. “Ainda assim, a principal característica da beleza atual é o fato de a maquiagem não ser usada como receita de bolo, é mais sobre expressar um estado de humor, sobre brincar com a maquiagem e usá-la muitas vezes como acessório e não como arma de sedução”, finaliza.
Confira abaixo um resumo dos melhores looks de beleza desfilados na edição de verão 2013/2014 do SPFW com análise de Celso Kamura e da maquiadora Fabiana Gomes.
A maquiagem iluminada, com tons de dourado e pontos da pele com iluminador bronze é uma tendência que começou no último verão e se mantém para o próximo. Neste look, apresentado no desfile da marca Cavalera, o verão se mistura com um resquício do inverno, com batom roxo escuro e sombra marrom no canto externo do olho. “Enquanto a moda precisa se renovar a cada seis meses, a maquiagem pode repetir algumas tendências de um ano para outro. Nosso ‘time’ é diferente”, explica Celso Kamura.
“A imagem da mulher continua sendo uma imagem forte com sobrancelhas bem marcada. A diferença é que a beleza volta a ser temperada com elementos que remetem a feminilidade, como os cílios que andavam sumidos”, analisa a maquiadora Fabiana Gomes. No make da foto, apresentado no desfile da marca Animale, o olho ganha destaque com sombra laranja acobreada em todo o contorno, tanto na parte superior, pálpebra móvel e acima do côncavo, até a pálpebra inferior.
A beleza próxima do natural foi uma das mais desfiladas durante a última edição do SPFW verão 2013/2014. Com sombra em tons próximos ao da pele, assim como o batom quase imperceptível, ou substituído por um gloss incolor. A maquiagem com “cara de não usei nada” na verdade gasta tempo na preparação da pele, com corretivo, base, pó, iluminador e blush. “A pele deve ser irretocável, porém sem vestígios de produto”, explica Fabiana. Para finalizar, rímel preto ou marrom nos cílios superiores e inferiores.
Verão pede cara de saúde, por isso o blush ganha um novo tom mais dramático e bem marcado na maçã do rosto até as têmporas, como neste look apresentado pela marca Cori. No entanto, a cor do produto deve ser bem próxima do tom de pele de quem o usa, seguindo a linha da tendência de naturalidade e beleza minimalista.
“Tons quentes como laranja e vermelho estão em alta”, explica a maquiadora Fabiana. Eles começaram a ser usados timidamente no último verão e voltam com toda força para a próxima estação do calor. Utilizar os tons de forma monocromática será a inovação, como na foto acima, do desfile da grife Fórum. O batom laranja combina com o blush em tom avermelhado e a sombra marrom clara puxada para o vermelho
Para quem prefere uma maquiagem mais jovem e despojada, os delineadores coloridos voltam para o próximo verão, porém com uma textura mais cremosa e cores mais vivas. A marca Triton foi uma que desfilou diversas cores de delineadores, desde laranja, azul, até pink, com traçado grosso e bem marcado na pálpebra superior. Já a grife Samuel Cirnansck optou por utilizar o produto em um colorido um pouco mais apagado e apenas na pálpebra inferior.
A tendência do delineador preto marcado, contornando todo o olho e puxado na lateral externa se mantém. A diferença é que o “olho de gatinho” dá espaço para traços mais geométricos, como este apresentado no desfile da marca Água de Coco, que passa por toda pálpebra superior e inferior, culminando no canto externo com um traçado reto e longo, próximo ao fim da sobrancelha.
Para ressaltar a maquiagem, as texturas cremosas e com brilho estão de volta. Outro aliado do estilo é o gloss incolor utilizado em cima de batons coloridos e até mesmo de sombras nos olhos. “Gloss nos olhos não é uma novidade, mas é uma obsessão”, brinca Fabiana Gomes.
Segundo o cabeleireiro Celso Kamura, o melhor comprimento para o cabelo no próximo verão será o médio. “Os fios estão encurtando, então o cabelo que vai continuar é o que tem comprimento médio. Cerca de três dedos abaixo do ombro. Com uma forma meio geométrica, mas desfiado.”
“Coloração é verão, então lógico os loiros voltam. Mas acredito no loiro colorido, aquele com o fundo loiro com luzes em cima para dar mais movimento e brilho. As californianas vão continuar”, analisa Celso Kamura e ressalta que as franjas de todos os tipos também serão opções para o verão.
Penteados que mantêm o cabelo preso pelo calor, mas com um certo ar de glamour, foram presença marcante nas passarelas. Os coques bem presos, sem fios fora do lugar, assim como tranças variadas foram os mais utilizados pelos cabeleireiros do SPFW. “Por ser uma estação de calor, a maioria dos estilistas sugere cabelos presos. Mas seja preso ou solto, o verão pede também que a mulher esteja à vontade”, finaliza Celso Kamura.
Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/dourado-laranja-e-min...
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI