Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Dunga x Maradona: qual perfil comportamental funciona melhor?

Fonte:|administradors.com.br|

Por Rubens Gustavo Gurevich

Qual estilo de liderança você prefere: Dunga ou Maradona? É possível aprender a identificar o estilo de liderança observando os jogos da Copa do Mundo, especialmente as seleções de Brasil e Argentina.

Comportamentos são observáveis. Com um pouco de treino e conhecimento, por meio da observação, é possível identificar estilos comportamentais e, a partir daí, prever como a pessoa se comportará em determinadas situações.

Não sou conhecedor de futebol, pelo contrário, somente na época de um evento dessa magnitude, é que passo a acompanhar a maioria dos jogos e a observar o comportamento dos técnicos e de seus jogadores.

Porém, fazendo uma ligação direta com o futebol, a liderança é exercida pelo técnico da seleção. E aqui estão em jogo três competências importantes para o exercício dessa liderança, baseadas no conceito DISC, que são:

- Foco em objetivo e diretividade (competência com alta Dominância);


- Capacidade de comunicação e persuasão (competência com alta Influência)


- Investigação e lógica (competência com baixa Influência)

Tanto Dunga quanto Maradona tendem a apresentar alto grau de Dominância e, naturalmente, exercem a competência comportamental Foco em Objetivo e diretividade com maestria.

Pessoas com essas características tendem a ser muito competitivas, ambiciosas, audazes, francas, firmes, enérgicas, diretas, assertivas, objetivas, iniciadoras, esforçadas. Mas podem também demonstrar agressividade e, por vezes, arrogância.

Alguém discordaria que Dunga e Maradona possuem grande parte dessas características comportamentais? Então, onde o comportamento dos dois diverge radicalmente? Simples: Maradona é pura emoção, Dunga é pura razão.

Mas vamos entender melhor o que está por trás desse estilo comportamental e a alta e a baixa Influência que cada um apresenta, o que desencadeia diferentes perspectivas comportamentais:

Maradona possui alta capacidade de Comunicação e Persuasão. Para ele, o jogo tem que ser um show à parte, brilhar e aparecer faz parte da sua natureza comportamental. Os treinos eram abertos ao público e a mídia era sempre bem-vinda. Ele sente necessidade de agradar as pessoas, beijos e abraços são distribuídos com muita facilidade. E isso tem lá o seu poder de motivação. Jogadores se sentem queridos e protegidos, o povo argentino se sente parte do time e estamos observando os resultados desse tipo de liderança. Maradona explora o talento individual de seus jogadores, tal qual sua personalidade comportamental. E está funcionando.

Dunga possui alta capacidade de Investigação e Lógica. Nesse caso, o jogo tem que ser suficientemente eficiente para gerar os resultados que ele e o time traçaram. O show não é o que importa e tampouco se as pessoas não gostem disso. Os treinos eram fechados e a mídia não era bem-vinda. Ele não se incomoda em agradar ninguém se isso for atrapalhar seu objetivo. Ele não sente necessidade de ficar "bonito na foto". Ele quer o resultado, mesmo que um 0 x 0 seja o suficiente.

Tenho certeza que se ele pudesse optar em não dar as entrevistas coletivas, ele não daria. Ele prefere trabalhar fortemente com o seu time ao invés de trabalhar, neste momento, com a emoção dos brasileiros. Dunga explora o conjunto do time, não dando muito espaço para brilhos individuais, tal qual sua personalidade comportamental. E está funcionando.

Se você fosse escolher um estilo de liderança comportamental a desenvolver, seria o de Maradona ou o de Dunga?

Lembre-se que comportamentos são treináveis. O que precisamos identificar é qual o estilo que queremos adotar.

* Rubens Gustavo Gurevich, CEO Your Life do Brasil

Exibições: 106

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Reinaldo F Machado em 3 julho 2010 às 12:41
Não tem essa de heroi ou coisa parecida, ou voce tem competencia ou não tem, e esses 2 fanfarrões provaram isso, nenhum dos 2 tem. Retórica e populismo não levam a lugar nenhum.
Comentário de Clarice Bagrichevsky em 2 julho 2010 às 21:10
blá blá blá...tsk tsk tsk...
Comentário de Cecília Parodi em 2 julho 2010 às 15:35
Pela desclassificação do Brasil posso dizer que o Dunga tem uma liderança engessada, pouco ousada e mesmo no último instante mantém sua conduta, mudar de tática é parte do trabalho bom líder, identificar nichos de mercado, oportunidades, fraquezas dos adversários.
Líder teimoso dá nisso aí... sinto muito por todos que investiram tanto tempo e dinheiro nesta copa pobre de autencidade brasileira. Parabéns, Robinho, o único que jogou com vontade e brilho, pois é uma estrela que não se apagou diante do coronel Dunga.
Comentário de Geraldo César Rena em 2 julho 2010 às 15:03
Pensar que Dunga ganharia a copa com esse time é como acreditar que Brancaleone venceria a guerra do golfo com seu incrível exército.
Lider também tem que ouvir e Dunga é surdo !
Comentário de Clarice Bagrichevsky em 2 julho 2010 às 14:07
Em se tratando de futebol esse blá blá blá comportamental teórico de nada adianta.
O nível intelectual e de percepção dos jogadores beira o limítrofe e o único técnico que entendeu isso foi o Felipão, cujo caminho adotado para obter resultados foi o da "lavagem cerebral" com ênfase na doutrina evangélica, único argumento que os semi apedeutas e massa de manobra compreendem e acatam.
Comentário de maria graciete correia em 2 julho 2010 às 13:45
SEM COMENTARIO
Comentário de Reinaldo F Machado em 2 julho 2010 às 13:45
Pelo resultado de hoje vimos que o estili Dunga não funciona bem, pricipalmente em momentos de sufoco, agora vamos esperar o rresultado de amanhã para ver o do outro fanfarrão.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço