Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Com muitas opções de tramas, texturas, cores e estampas, é preciso ter cuidado na hora da escolha para explorar ao máximo o potencial de cada tecido
 

Tão antigos quanto a própria história do homem, os tecidos permitem acompanhar a evolução humana. Não tanto pela sua data de produção, mas pelas técnicas de tecelagem aplicadas. Essenciais no desenvolvimento das vestimentas e intimamente ligados à moda, os tecidos também "vestem" a casa. Na decoração entram em cena tecidos como chenille, jacquard, seda, linho e muitas outras variações. Cada qual com suas especificações e indicações, mas todos amplamente usados para criar belas decorações. Na hora de escolher um tecido para uso decorativo é preciso considerar, em primeiro lugar, o uso e o ambiente onde será usado.

Ambientes internos - Um dos tecidos mais conhecidos e preferidos por profissionais de decoração é o chenille. Com sua textura similar à pele, ele se parece com o veludo e é bem maleável. Possui a face felpuda que absorve e reflete luz em diferentes graus, segundo Mirtes Maria, subgerente da loja West Cor, especializada tem tecidos decorativos. Devido ao seu sombreamento e efeito manchado, além da maciez, pode ser aplicado em estofados, cortinas, cobertores e tapetes.

Grosso e com um minucioso processo de tecelagem, o jacquard é recomendados para regiões frias e é indicado para estofados e cortinas. A arquiteta Maria Julia Faria explica que por se tratar de um tecido bem trabalhado, o jacquard pode ser aplicado em ambientes mais sofisticados. "São considerados praticamente uma obra de arte. A tecelagem utiliza mais de uma camada tanto no urdume (fios alinhados), como na trama (fios trançados). O resultado é um tecido grosso de padronagem muito complexa e textura expressiva", assegura.

Com uma composição, em sua maioria, 100% poliéster, o voil se destaca, principalmente, pelo caimento e acabamento. Por isso, é bem recomendado para cortinas, colchas, mantas e almofadas. Seu uso em cortinas proporciona mais suavidade e leveza do que os chenilles que são mais pesados. Podem ser usados em vários ambientes, inclusive nas cozinhas. Sua fina espessura permite uma fácil adaptação às mais diversas decorações e são os queridinhos de quem de que prefere não abusar na hora de fazer uma composição.

Há ainda seda, camurça, linho, veludo e couro que também podem acrescentar um toque de requinte à decoração. A seda é um tecido que se destaca pela qualidade, tanto no uso decorativo, quanto no vestuário. Finíssima, é macia e bela, além de ter boa condutividade térmica, fazendo com que esquente no inverno e esfrie no verão.

Diferente das fibras químicas, ela apresenta algumas irregularidades na trama que não são considerados defeitos, mas sim a presença de outros fios como o shantung.

"Os fios com flamas (pontos mais grossos e caroços), bastante irregulares, são denominados dupions e são especiais e raros, portanto, com um preço bem elevado", lembra.

Outra observação quanto à seda é que ela necessita de alguns cuidado. As impurezas no ar e luz direta do sol desbotam, com facilidade, as cores, além de enfraquecer o tecido, assim como o suor. Por isso, deve ser usada para dar destaque a algumas poucas peças. Seu uso não é recomendado em poltronas, chairs ou cortinas.

Com muitas possibilidades de uso, o linho ganha de todos os demais tecidos no quesito adaptação. É um verdadeiro curinga em qualquer decoração, ambiente e uso. É um tecido tão versátil que pode ser usado em cortinas, estofados, almofadas até como papel de parede. Possui grande resistência à tração e desgaste, à abrasão e é altamente absorvente. Quando molhado, seca rapidamente, além de ser forte, durável e flexível. Por isso é muito usado em decoração. Mas vale lembrar que o linho de qualidade amassa fácil por ser de fibra natural.

O veludo também é um tipo de tecido natural, embora possa ser encontrado também na forma sintética. Bem mais barato, proporciona um efeito semelhante ao do chenille. Tem o lado do avesso liso o externo coberto de pêlos cerrados e curtos, que produz um toque macio e uma grande variedade de peso. Além disso, possui uma boa vestibilidade e é resistente à água e a compressão.

Áreas externas - Engana-se que acha que os tecidos são usados somente em decoração de ambientes internos. Há tecidos são feitos especialmente para áreas externas. Caso dos aquabloc e weave, especiais para móveis de piscinas, varandas e jardins. Resistentes aos intempéries e impermeáveis, eles garantem belas decorações.

A maioria das estampas desse tipo de tecido é floral. No caso dos aquabloc, podem ser usados em almofadas e cortinas. São muito indicados para quem tem cães e gatos de estimação. "Alia conforto, praticidade e resistência, principalmente, ao esgarçamento", assegura arquiteta.

Com alguns poucos conhecimentos sobre tecidos, cuidados e indicações de profissional, é possível decorar os ambientes com elegância, sem gastar muito, explorando ao máximo o potencial de cada tecido.

Especial para A Gazeta

Exibições: 71

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de eliane gamal mesquita em 19 janeiro 2011 às 15:51

a Safira Sedas desenvolveu várias texturas que possibilitam estofar.

mesmo para cortinas se a seda for de qualidade, bem protegida do sol ela poder durar mais de 15 anos.

a Safira tem clientes que possuem sedas Safira e que sempre nos contam que mesmo depois de varios anos os tecidos continuam bonitos.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço