Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Elon Musk e o Twitter: como não administrar um negócio

Uma coisa pode ser dita sobre o estilo de gestão de Elon Musk com o Twitter: é diferente.

Twitter Elon MuskImagem: Reprodução/Shutter Stock

No momento em que você lê isso, há uma chance decente de que o Twitter esteja com o pé na cova. Tecnicamente, há muitas razões pelas quais posso prever com segurança a próxima falha, mas não estou aqui para falar sobre chamadas de procedimento remoto (RPCs) do Twitter ou suas falhas de autenticação de dois fatores por SMS. Não, ainda pior do que as minas terrestres técnicas à frente do Twitter são os erros de gestão do bilionário Elon Musk.

Eu sei, alguns de vocês estão dizendo: “Musk é um gênio! Você simplesmente não entende!” Na verdade, eu entendo. Musk é brilhante… em algumas coisas. Ele tem uma grande visão de engenharia. Ele tem paixão. É por isso que ele é o grande responsável pela comercialização do espaço com a SpaceX e pelo renascimento do carro elétrico com a Tesla. Mas – e este é um grande mas – só porque você é ótimo em uma coisa não significa que você seja competente em outras coisas.

Sou um escritor muito bom, mas só um tolo me contrataria para escrever uma ária de ópera ou mesmo para fazer uma carpintaria simples. Eu sei quais são os meus limites. Musk não.

Após meses de brigas com o gerenciamento do Twitter, Musk finalmente acabou pagando caro demais pela potência da mídia social. Então, qual é a primeira coisa que ele faz? Ele tenta economizar demitindo metade da equipe.

Depois de meses de incerteza, o moral da equipe do Twitter já estava em baixa. Mesmo que você tenha mantido seu emprego, você vai trabalhar se sentindo um lixo. Além disso, a quem você se reporta agora? Qual é o seu trabalho hoje? Com certeza não pode ser o mesmo que era no dia anterior.

Mas espere! Há mais cortes de empregos. E, opa! Ele acidentalmente demitiu algumas pessoas essenciais. Tenho que contratá-los de volta!

Claro, Musk já fez esse gerenciamento por histeria e medo antes. Quer saber? Serviços de software não são carros ou foguetes. Ninguém no Twitter está indo para Marte ou revolucionando a forma como viajamos.

Não há uma visão dominante. Não há nenhuma startup com opções de ações de ouro. Há apenas uma rede social existente e não lucrativa. E mesmo com as demissões em tecnologia virando notícia, a realidade subjacente é que a taxa de desemprego em tecnologia é de insignificantes 2,3%.

Além disso, dedicar mais horas ao desenvolvimento de software não funciona. Sabemos disso desde que Fred Brooks publicou “The Mythical Man-Month“, em 1975.

Então, alguém pode se surpreender com a demissão dos funcionários do Twitter? A cada funcionário que se demite, mais um pouco de conhecimento técnico sai pela porta.

Muitos dos melhores e mais brilhantes já partiram. Como Will Norris, ex-Líder de Código Aberto do Twitter, me disse: “Praticamente todas as pessoas-chave que trabalhavam com código aberto no Twitter foram embora. Todos os engenheiros com quem trabalhei em código aberto se foram”. O Twitter, a propósito, é executado em software de código aberto.

Aqueles desenvolvedores que Musk mostrou trabalhando à 1h30 da manhã? É apenas um golpe publicitário estúpido. Os programadores que conheço não gostam de reuniões inúteis. Mas você faz o que deve para preservar seu emprego se não tiver escolha. Só não espere que nenhum código executável saia disso.

Deixando isso de lado, o Twitter ainda precisa ganhar dinheiro, então, além de cortar funcionários vitais e deixá-los infelizes, o Twitter de Musk também se recusa a pagar suas contas. E como parte de seu manual habitual, Musk também está ameaçando os funcionários do Twitter e seus devedores com a falência.

Sempre achei que funciona bem com amigos, parceiros e funcionários.

Claro, ele sempre poderia, não sei, aumentar a renda. Historicamente, o Twitter fez isso com a publicidade. Então, o que ele faz? Ele afasta os anunciantes.

Musk faz a afirmação idiota de que os anunciantes são contra a liberdade de expressão. Não, eles simplesmente não querem ser associados ao racismo, Donald Trump e à obscenidade. Imagine isso!

A primeira tentativa de Musk de tornar o Twitter lucrativo por outros meios foi um rebranding do Twitter Blue, que dava a qualquer usuário que desembolsasse US$ 8 por mês qualquer nome que desejasse. Não muito tempo depois, uma conta falsa de Eli Lily “anunciou” que “a insulina agora é gratuita”. Alguns bilhões de dólares de perda de valor de mercado depois, Musk retirou essa mudança, enquanto Eli Lily retirou sua publicidade. E imagino que nunca mais volte.

Você voltaria?

E como podemos esquecer o tweet mais popular de Musk até hoje, uma imagem de uma mulher mostrando seu traseiro nu (coberto por um logotipo do Twitter) para Jesus, rotulado como “Trump”. Elegante, hein? É este o serviço que você quer para representar sua marca? Claro que não.

Musk está levando os negócios do Twitter para o chão. Talvez ele queira forçá-lo à falência. Para citar F. Scott Fitzgerald: “Deixe-me falar sobre os muito ricos. Eles são diferentes de você e de mim… Eles pensam, no fundo de seus corações, que são melhores do que nós… Mesmo quando eles entram profundamente em nosso mundo ou afundam abaixo de nós, eles ainda pensam que são melhores do que nós. Eles são diferentes”.

Não melhor, diferente.

Steven J. Vaughan-Nichols, Computerworld

https://itforum.com.br/noticias/elon-musk-e-o-twitter-como-nao-admi...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 27

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço