Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Empreendedores mineiros criam máquina de costura para deficientes

Objetivo é promover inclusão de cadeirantes na indústria têxtil.

Vanessa de Albuquerque e Charles Morais de Sousa, criadores da máquina de costura para deficientes (Foto: Divulgação)

Promover a inclusão de deficientes físicos na indústria têxtil: esse era o objetivo dos colegas Vanessa de Oliveira Silva Sousa, 27 anos, Ana Maria de França, 32 anos, Charles Morais de Sousa, 17 anos, e Thalita Pereira da Silva, 18 anos, ao criar o protótipo do Acelerador Manual para Máquina de Costura Industrial Mecânica. “Na máquina convencional usada pelas confecções, o processo de aceleração é feito com os pés”, diz Vanessa. “Acomplando o nosso aparelho à máquina, o trabalhador pode usar as mãos ou os braços para conseguir o mesmo resultado. Isso permite que o setor abra espaço para pessoas com deficiência nos membros inferiores.”

Vanessa e Ana Maria, instrutoras do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais, uniram-se a Charles e Thalita, alunos da instituição, para participar do programa Inova SENAI, que tem como objetivo estimular projetos inovadores alinhados às necessidades da indústria brasileira. Durante o programa, perceberam que a invenção poderia ter outras aplicações. O aparelho criado pelo grupo mineiro melhora a ergonomia dos trabalhadores que já atuam na indústria, evitando dores e lesões musculares. “Além disso, a aceleração feita com os braços é mais rápida e eficiente do que aquela feita com os pés, o que aumenta a produtividade”, diz Vanessa. “Com nossa invenção, estamos introduzindo uma inovação importante no setor.”

No final do ano passado, a invenção ganhou o primeiro lugar na categoria Processos Inovadores do Inova SENAI. Agora, os quatro colegas cuidam da formalização da empresa e negociam a colocação dos aparelhos nas máquinas utilizadas pela confecção de lingerie Duzani, também de São Sebastião do Paraíso. “Por enquanto, só temos os protótipos. Mas já está tudo planejado para darmos início à produção”, diz Vanessa.

http://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/noticia/2017/01/empree...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 131

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço