O encontro, realizado na sede da entidade brusquense teve como objetivo viabilizar contatos e discutir a possibilidade de negociações entre as duas partes, para atender os interesses das empresas do segmento de Brusque, tanto para exportação de seus produtos para a região alemã de Baden-Württemberg, como também a possibilidade de participação dos empresários em feiras específicas no país europeu. A reunião contou com a presença de diversos s associados da ACIBr, integrantes da diretoria da entidade, lideranças empresariais de Brusque, Guabiruba e Botuverá, e representantes da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr).
A comitiva alemã está em Brusque desde a sexta-feira, 30. Além de conhecer a região, também pretende fazer diversas parcerias, bem como fortalecer os laços com a cidade de Brusque e Guabiruba, nas áreas de meio ambiente, educação, e cultura. Dos 34 integrantes do grupo europeu, oito deles participaram da reunião na ACIBr, em especial representantes do Ministério de Finanças e Economia de Baden-Württemberg e do Comércio Exterior da Câmara de Indústria e Comércio de Karlsruhe.
Possibilidade de parcerias
Durante o encontro, os alemães apresentaram informações sobre a região tecnológica de Karlsruhe, formada por 11 cidades, quatro distritos e que é uma das localidades europeias líderes na área tecnológica, com diversas pesquisas e o desenvolvimento de produtos e soluções para empresas que são referência internacional. O grupo também esclareceu dúvidas sobre os processos do mercado europeu e as formas como as parcerias poderão ser feitas.
Da mesma forma, os líderes empresariais brusquense apresentaram um breve panorama de algumas empresas têxteis e de confecção que têm interesse e potencial em exportar seus produtos para a Alemanha e demonstraram o interesse e a disponibilidade de firmar as parcerias.
Com a reunião, o grupo de alemães irá encaminhar a documentação necessária para que a ACIBr informe quais empresas estão dispostas a entrar nesse mercado e quais produtos serão oferecidos. Além disso, a entidade também deverá organizar uma visita à Alemanha, tanto para uma rodada de negócios como também para a participação em uma das feiras em Frankfurt. “As nossas expectativas são as melhores. Só o fato dessa comitiva estar aqui, em contato com o empresariado brusquense, mostra o real interesse deles em realizar negócios conosco. Não é uma conversa sem futuro, mas sim com grande chances de dar resultados para as nossas empresas associadas. Ficamos muito felizes e temos certeza que vamos colher bons frutos dessa semente plantada aqui hoje”, avaliou o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter.
Para o responsável pelos assuntos da América Latina do Ministério de Finanças e Economia de Baden-Württemberg, Ewald Stirner, mesmo com o mercado competitivo europeu os produtos catarinenses podem se tornar um diferencial . “Tenho certeza que as empresas daqui têm grandes oportunidades de cooperar com empresas alemãs, sempre dependendo do setor. Quando olhamos especialmente para o segmento têxtil, temos uma alta concorrência no mercado alemão e por isso é necessário vermos o que será decisivo se a qualidade ou o preço desses produtos. Por isso é muito importante que as empresas brasileiras venham para o mercado alemão, para analisar a situação e avaliar as oportunidades que existem”, declarou.
Interesse
Entre os empresários que participaram da reunião e tem interesse em exportar seus produtos estava sócia-proprietária da RC Conti, Rita Conti, que vê com boas expectativas o futuro entre as duas regiões. “Apesar da nossa carga tributária, com essa flutuação do dólar atual somos muito competitivos e às vezes não temos canais para conseguir alcançar novos mercados. Saio desta reunião boas expectativas, a médio e longo prazo, e acredito que se não conseguirmos colocar nossos produtos no mercado europeu vamos pelo menos tentar absorver tecnologia e know-how que os alemães possam nos oferecer”, completa.
Da mesma forma, o presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC), Valdir Riffel acredita que a aproximação dos empresários trará resultados concretos e positivos. “Acredito que esse foi o momento mais importante da viagem dessa delegação, pois já temos várias áreas consolidadas em parceria entre Brusque e Karlsruhe, e hoje partirmos para a cooperação na área econômica. Esse foi o primeiro passo, de ter o contato, ver como funciona, quais as necessidades do mercado, que tipo de produto são necessários. Foi um importante encontro e estamos felizes por isso”, acrescentou.
Saiba mais
As cidades de Brusque e de Karlsruhe são consideradas co-irmãs, e há anos diversas ações tem sido promovidas para a aproximação e o fortalecimento de laços entre ambas as localidades.
A Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC) criada em Guabiruba é co-irmã da Badisch-Südbrasilianischen Gesellschaft e.V. (BSGES) e, de forma institucional buscam incentivar e promover contatos entre Santa Catarina e a região de Baden. A BSGES e a ACIC visam proporcionar aos cidadãos de Baden maior entendimento sobre a história e o processo da imigração ocorrido no sul do Brasil, da mesma forma que os descendentes brasileiros possam ter acesso a informações sobre a história e desenvolvimento da região de origem de seus antepassados. Encontros culturais, programas de intercâmbio, cursos de línguas e naturalmente a pesquisa genealógica, são os objetivos principais da parceria entre ambas entidades.
Confira as autoridades alemãs que participaram da reunião na ACIBr:
*Dr. Markus Müller – professor e diretor do Ministério de Finanças e Economia de Baden-Württemberg
* Ewald Stirner – responsável pelos assuntos do Exterior (América Latina) do Ministério de Finanças e Economia de Baden-Württemberg
*Petra Zimmermann- tradutora
*Dra. Danays Kunka – professora e representante do Instituto Tecnológico de Karlsruhe
* Robert W. Huber – diretor de Comércio e Exterior da Câmara de Indústria e Comércio de Karlsruhe
*Mischa Groh- responsável pelo Comércio e Exterior da Câmara de Indústria e Comércio de Karlsruhe
*Egon Klefenz – presidente da BSG, ex-prefeito de Karlsdorf-Neuthard e representante do estado de Santa Catarina na Alemanha
*Melita Klefenz- esposa do senhor Egon
*Thomas Klefenz- Membro da BSG
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI