Fonte:|clicrbs.com.br/anoticia/jsp|
Rodrigo Stüpp
Empresa têxtil tem 20 dias úteis para se defender. Em nota, direção diz que vai recorrer
Pouco mais de três meses após a mancha azul aparecer no Rio Cachoeira, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) decidiu multar a Fabril Lepper, que admitiu ser responsável por aquela contaminação, em 3 de agosto. O valor: R$ 252.450.
Segundo a própria empresa, o vazamento ocorreu, provavelmente, por problemas na caixa coletora da estação de tratamento de efluentes (ETE). É um cubo de 1 metro por um de largura, com cerca de 1,5 metro de profundidade. O local, por onde a água passa quando já está tratada, tinha resíduos.
A empresa acredita que o que estava ali, acumulado, pode ter se desprendido. O responsável pelo setor jurídico da Fundema, advogado Paulo Roberto da Silva, explica que a multa corresponde a 1,5 mil Unidade Padrão Municipal. A quantidade de UPMs varia de acordo com a gravidade da poluição.
A empresa tem 20 dias úteis para recorrer.
Em nota, por meio da assessoria de comunicação, a Lepper ressaltou que fará isso, dentro do prazo previsto. A empresa disse que usará as cerca de três semanas "para avaliar o processos (...) e realizar sua defesa".
A nota destaca que "a empresa mantém as ações de controle e aperfeiçoamento em seu Sistema de Gestão Ambiental, com foco no monitoramento dos efluentes líquidos". Se recorrer, e novamente perder, a Lepper ainda terá mais uma chance. Em última instância, cabe recurso no Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema).
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI