Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Empresários dos têxteis e a ajuda externa: "Não resta outra alternativa"-Portugal

Fonte:|jornaldenegocios.pt|

"Parece não restar outra alternativa sustentável que não seja o recurso ao apoio externo", admitiu ao Negócios João Costa, presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), horas antes das declarações ao ministro das Finanças.

"Nesta altura, em face do constante agravamento da situação, traduzido na dificuldade crescente em obter financiamento por parte do Estado e do País, com sistemáticos aumentos das taxas de juro, para níveis incomportáveis, em todos os prazos, parece não restar outra alternativa sustentável que não seja o recurso ao apoio do FEEF", considerou o presidente da ATP.

"O Estado tem vindo a financiar-se através de emissões de dívida com maturidades cada vez mais curtas, o que significa que a necessidade de substituição se vai intensificar muito brevemente. Nestas difíceis circunstâncias, atrasar o pedido de apoio implicará maior agravamento da situação e mais elevado custo para Portugal", sustentou João Costa.

Para este dirigente associativo, "deveríamos ter tomado, em devido tempo, por nossa iniciativa, as medidas necessárias para resolvermos a situação através do mercado e com a colaboração das instituições europeias. Agora, com os desenvolvimentos que já ocorreram, é tarde de mais", rematou.

Quanto ao impacto da entrada do FMI/FEEF em Portugal no sector têxtil e vestuário, predominantemente exportador, João Costa frisou que, "mais grave do que ter de suportar as consequências da disciplina imposta" por entidades externas, "é a insuficiência ou falta de financiamento da economia, que se acentuará se as dificuldades do Estado em obtê-lo não forem consistentemente atenuadas".

"Neste contexto", concluiu o empresário, "importa encontrar soluções que desanuviem o ambiente de entropia em que vivemos, sob pena de, na falta delas, o mesmo se agravar".

Exibições: 73

Facebook

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço