Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Empresas aprimoram cadeias produtivas com SENAI antes de exportar

Institutos SENAI de Tecnologia ajudam a seguir normas brasileiras de produção e atender boas práticas. Após adequações, algumas empresas participam de feiras internacionais e rodadas de negócios.

A Espírito Cacau é uma das 100 empresas que compõem a comitiva da Missão Comercial SIAL Paris 2022

Para conquistar mercados internacionais é importante ter mais do que conhecimento sobre comércio exterior. Empresários brasileiros do ramo de alimentos e bebidas, por exemplo, recorreram a expertise dos Institutos SENAI de Tecnologia para solucionar demandas internas e aprimorar a cadeia produtiva aqui no Brasil antes de exportar. Atualmente, algumas estão conhecendo o mercado francês, por meio de Missão Comercial SIAL Paris 2022, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A indústria de chocolates Espírito Cacau é uma das empresas que seguiu esses passos. A empresa capixaba começou o processo de aprimoramento com o IST de Eficiência Operacional do Espírito Santo, em 2021. Juntas, as instituições fizeram a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e elaboraram o Manual de Boas Práticas da marca de chocolates.

Estes programas são importantes para garantir a qualidade dos produtos e para implantação futura de programas de certificação de alimentos e exportação.

“Nossa empresa já exporta para os Emirados Árabes e está entrando no mercado dos Estados Unidos. Sabemos que existem vários requisitos de segurança alimentar que precisamos obedecer. Com o serviço do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a construção do manual de boas práticas e a APPCC certa, temos mais confiança para enviar os nossos produtos para o mundo, cientes de que está tudo nas normas”, conta o analista de Controle de Qualidade da Espírito Cacau, Gabriel Figueiredo.


Segundo o analista, algumas das tecnologias que a empresa capixaba possui para fiscalizar a qualidade dos produtos são filtros-imã e detectores de metal, utilizados para reter qualquer partícula de metal fora dos chocolates; e peneiras com aberturas de cerca de 2 milímetros, para filtrar materiais que não devem fazer parte da composição dos produtos, entre outros.

Empresas aprimoram cadeias produtivas com SENAI antes de exportar

Na prática, o papel do IST Eficiência Operacional foi ajudar na criação dos documentos e treinamentos para os funcionários da empresa aprenderem a manusear de forma correta e com segurança esses e outros equipamentos.

Os chocolates da empresa já foram premiados pelo Salão do Chocolate, também realizado em Paris, reconhecidos como um dos melhores chocolates da América do Sul. Além disso, a Espírito Cacau possui certificações internacionais como o Selo Halal, que atesta que a empresa, processo e produtos seguem os requisitos legais e critérios determinados pela jurisprudência isâmica (Sharia); e o UTZ Certified, programa global de certificação que estabelece padrões e normas para produção agrícola responsável de qualidade social.

Paulo Gonçalves é um dos criadores da Espírito Cacau e participou da Missão Comercial SIAL Paris 2022

Missão da CNI pode render mais de R$ 200 milhões em exportações

A Espírito Cacau é uma das 100 empresas que compõem a comitiva da Missão Comercial SIAL Paris 2022, que acontece entre os dias 14 e 19 de outubro, na França. A iniciativa é realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pode render mais de R$ 200 milhões em exportações nos 12 meses seguintes.


“Participar de feiras internacionais é um passo estratégico para qualquer empreendedor que deseja exportar. Ao se preparar para conhecer outros países e fechar negócios, empresários brasileiros se enquadram em um alto padrão e terão mais facilidade para acessar outros mercados pelo mundo. O papel da CNI é oferecer apoio e qualificação para que todos os interessados consigam alcançar esses mercados”, explica a gerente de Internacionalização da CNI, Sarah Saldanha, que está na França.


Tecnologia para fortalecimento da indústria nacional

A rede de apoio e incentivo à indústria brasileira também é composta por 60 Institutos SENAI de Tecnologia presentes em 16 estados e no Distrito Federal. No primeiro semestre de 2022, foram realizados, pelos institutos, 29 mil atendimentos, com 12 mil empresas envolvidas.


“O SENAI montou a mais forte rede de apoio à inovação da indústria brasileira, com resultados bem significativos, cada um com o domínio completo na sua área de competência, nas tecnologias das quais é provedor, com projetos que vão desde manufatura avançada a pesquisa de vacinas de RNA mensageiro”, reforça Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da CNI.


Os Institutos SENAI de Tecnologia contam com mais de 1.700 especialistas e consultores para a melhoria de produtos e o aumento de produtividade e eficiência nos processos industriais, por meio de consultorias, serviços metrológicos e serviços tecnológicos em empresas.

Empresas aprimoram cadeias produtivas com SENAI antes de exportar

Exibições: 23

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço