Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Encontro define planejamento estratégico para o setor do vestuário no Paraná

Fonte:|paranashop.com.br|

O Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) reuniu, na semana que passou, empresários, representantes de sindicatos empresariais e de instituições que desenvolvem ações para promover a competitividade da cadeia produtiva do setor. O encontro, de dois dias, aconteceu na última sexta-feira, dia 13, e sábado, dia 14, em Curitiba. Em pauta, os desafios, as oportunidades e as diretrizes para as indústrias têxteis e do vestuário do Paraná, que definiram a realização de um planejamento estratégico para os próximos anos. O encontro contou com a parceria do Sebrae/PR e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo dados da Fiep, atualmente, o setor têxtil e do vestuário paranaense reúne mais de 5,5 mil indústrias em atividade, que geram cerca de 95 mil postos de trabalho. O setor, formado na sua maioria por micro e pequenas empresas, é o segundo maior empregador industrial do Estado, sendo responsável por cerca de 15% das vagas. Os números mostram a dimensão do setor, considerado como estratégico pelo Sebrae/PR para o desenvolvimento econômico do Estado devido à alta concentração de micro e pequenas empresas. A entidade desenvolve projetos voltados na promoção de soluções em gestão, moda, produção e mercado, nas cinco regiões do Paraná.

A coordenadora do setor de Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, ressalta a importância da parceria para a realização do planejamento estratégico. “A ideia foi envolver todos os atores do setor têxtil e de confecção do Estado, avaliar o desempenho do setor frente ao cenário atual, tanto nacional quanto internacionalmente, e identificar oportunidades e gargalos. Com o planejamento, é possível termos uma perspectiva dos caminhos que serão trilhados e aproximar ainda mais as entidades, empresários e universidades, por meio de uma visão única de futuro para o setor do vestuário no Paraná”, avalia a coordenadora estadual.

Ainda de acordo com Carla Werkhauser, os dois dias do encontro foram decisivos para construir o plano de ação, que vai definir as estratégias para os próximos anos. “É uma iniciativa para que as propostas não fiquem apenas no papel. O planejamento estratégico é um norte para definirmos como queremos que o setor do vestuário do Paraná seja reconhecido, e esse posicionamento é fundamental para direcionar nossa forma de atuação. Somente por meio da união, com objetivos comuns, vamos transformar o Paraná em uma referência no setor têxtil e de confecção”, diz.

Para o consultor do Sebrae/PR em Maringá e gestor dos projetos de vestuário para a região noroeste, Elvio Saito, o planejamento estratégico também será importante para nortear, inclusive, as ações do Sebrae para o setor. “É uma forma dos atores envolvidos julgarem e, também, identificarem parcerias, o que baliza os projetos da entidade”, observa Saito, que participou do encontro. “Foi definido um plano de ação para os próximos anos, com iniciativas de curto, médio e longo prazo. As realizações de planejamentos estratégicos devem ser constantes, já que o setor do vestuário é muito dinâmico. É interessante, também, que os sindicatos realizem seus planejamentos e alinhem a esse que foi realizado em Curitiba”, ressalta o consultor.

As reuniões para traçar ações conjuntas de longo prazo para alavancar o setor começaram a ser realizadas em 1998, quando empresários das regiões norte e noroeste, que concentram 61% do total de indústrias do vestuário do Estado, se uniram em busca de estratégias conjuntas. Nas três reuniões seguintes, a última delas realizada há quatro anos, o planejamento passou a abranger todo o Paraná.

“O mercado mudou muito desde que foi feito nosso primeiro planejamento e sempre precisamos buscar uma nova visão e novas estratégias para o setor”, afirma o coordenador do Conselho Setorial, Marcos Tadeu Koslovski, que também é presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário do Paraná (Sivepar), com sede em Londrina.

Segundo Koslovski, questões como a necessidade de capacitação da mão de obra, falta de incentivos para a aquisição de máquinas e equipamentos e dificuldades de acesso ao crédito são alguns dos pontos que devem ganhar destaque nas discussões deste planejamento estratégico.

Além disso, outra preocupação do setor é a concorrência tanto estrangeira, especialmente da China e outros países asiáticos, quanto nacional, por conta da produção de outros estados que oferecem maior flexibilização fiscal para o segmento. “Por conta disso, nossas indústrias aqui do Paraná precisam cada vez mais apostar no diferencial, na qualificação e no aumento da produtividade. Precisamos ter uma cadeia produtiva muito ágil para atender às demandas de um mercado que quer novidades a toda hora”, diz Koslovski.

A intenção é que as propostas resultantes da reunião sejam entregues também aos principais candidatos ao governo do Estado, para que possam guiar as políticas públicas voltadas para o setor.

Participaram da reunião para definir o planejamento estratégico industriais e representantes dos 11 sindicatos empresariais que compõem o Conselho Setorial da Fiep, além de integrantes das governanças dos sete arranjos produtivos locais de vestuário implantados no Estado. Participaram também técnicos do Senai e do Sebrae/PR, fornecedores de matérias-primas, professores de escolas de estilismo e moda, estilistas e entidades representativas do setor. (Com assessoria de imprensa da Fiep)

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do País. No Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças

Exibições: 116

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço