Fonte:|revistafator.com.br|
Estudantes do curso de Engenharia Têxtil do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) desenvolveram estudos comparativos de tecidos de malha, estudo de propriedade de grama sintética e sobre a extração de água em bobinas de fios de poliéster por centrifugação e por pressão com sistema a vácuo. Outro trabalho estuda a influência do acabamento repelente à água e óleo nas propriedades de roupas profissionais.
No trabalho, a Influência do acabamento repelente à água e óleo nas propriedades físicas de roupas profissionais, a estudante Marina Portella da Costa avaliou a durabilidade dos tecidos com 67% poliéster e 33% algodão com e sem tratamento. Foram realizados vários ensaios, como tração,rasgamento, solidez à fricção e espectrofotometria nos tecidos após 15, 20 e 25 lavagens. “O tecido com acabamento apresentou o melhor resultado, pois os resultados de tração e de rasgamento são superiores ao do tecido sem o tratamento”, destaca a formanda. Este tipo de acabamento é utilizado, principalmente, em roupas de profissionais que atuam nas indústrias das áreas química e mecânica e na área hospitalar.
Outro estudo envolve eficiência na extração de água em bobinas de fio de poliéster por centrifugação (usual) e por pressão com sistema a vácuo (novo modelo de equipamento), ambos usados na indústria têxtil. Foram analisados os seguintes aspectos: tempo de processo, consumo de energia, mão de obra aplicada e deformação nas bobinas. “O sistema a vácuo é mais viável porque não deforma a bobina, o tempo do processo de extração foi reduzido em 15% e o operador da máquina fica numa posição mais confortável”, conta o aluno Rafael Gandelini, 25 anos.
Já o estudante Sergio Luiz Caciatore Filho desenvolveu estudo para comparar as propriedades físicas da grama sintética convencional e sua adaptação com manta de poliéster no tecido de polipropileno produzida em máquina tufting modificada com uma barra de agulhas de nãotecidos. Outro trabalho é uma comparação das principais propriedades físicas e químicas de malhas produzidas com fio de viscose nos sistemas Open End e Vortex.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI