Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O especialista em Educação, Cláudio de Moura Castro, disse, em palestra na Câmara, que o ensino técnico no Brasil é elitista e que as escolas profissionalizantes atraem alunos com maior renda em razão do alto nível de ensino. Cláudio explicou que os institutos federais de ensino técnico costumam oferecer um ensino acadêmico de alta qualidade, o que não é comum entre os centros de ensino gratuitos. Resultado disso é uma grande concorrência pelas vagas, que são disputadas por exames, os chamados vestibulinhos.

Segundo Castro, essa realidade ainda prejudica a política de formação de mão-de-obra especializada no País, já que a grande maioria dos alunos dos institutos técnicos planeja prestar o vestibular e entrar na universidade. “A escola técnica recruta alunos que não estão interessados em ser técnicos. E os que estão interessados não conseguem entrar porque o sistema de admissão é muito competitivo”, disse.

Para o deputado Alex Canziani (PTB-PR), no entanto, as políticas de ensino técnico recentes têm mudado essa realidade: “Houve um avanço importante com a expansão e a interiorização do ensino técnico, já que antes existia uma concentração nas capitais. Com isso, as pessoas que buscam efetivamente o ensino técnico para exercerem a profissão têm tido mais oportunidades” (Ag.Câmara).

fonte:http://www.jornalempresasenegocios.com.br/politica.html

Exibições: 97

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço