Se as novas tecnologias caracterizam a prática esportiva do Século XXI , a parcela da indústria têxtil, que atende ao segmento, está no Século XXII. A ordem do dia é fabricar tecidos mais leves, mais aderentes e com mais conforto térmico. Está próximo o dia em que poderemos vestir a mesma camiseta para enfrentar tanto o calor quanto o frio. É a tecnologia , a química e o design trabalhando em seu melhor para lançar novos produtos.
Não só a inovação está presente no segmento textil, a sustentabilidade também. A empresa Singtex de Taiwan, lançou um tecido a base de borra de café,o SCafé. Isso mesmo, tecidos produzidos à base de resíduos de café! Para obter matéria prima suficiente , a empresa iniciou uma parceria com as principais cafeterias do país. A ideia original foi aproveitar as propriedades do café de absorver odores ( como alho, suor, cebola e outros) para criar tecidos que evitem os odores do suor e reutilizem resíduos. Assim, a borra de café , que seria lixo, retorna para o processo industrial como insumo para produção de tecidos. Esse processo é o que os norte-americanos chamam de Cradle-to-Cradle ( do berço ao berço) .
Eu tive acesso ao mostruário desses tecidos, não há cheiro ou rastro que permita relacionar o fio ao café. Muito interessante.
O slogan da empresa é: " Café : para beber e vestir". Empresas como a Babolat , Asics e Timberland já fecharam contratos com a Singtex para utilizar os tecidos SCafé. Em breve no mercado. É só aguardar!!
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI