Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Conhecer o mercado antes de se formar é um passo importante

 

A aprendizagem também se consolida fora do ambiente acadêmico, e fazer um bom estágio pode garantir não só uma formação melhor, mas a inserção no mercado de trabalho. Além do estágio curricular, que faz parte da graduação e é requisito para a obtenção do diploma, o universitário pode procurar um estágio não obrigatório, em que receberá uma bolsa, entre outros benefícios.

 

Os contratos envolvem uma empresa, uma instituição de ensino e um estudante. Essa relação é intermediada por uma agência de integração, que também atua fazendo uma triagem de candidatos que atendem aos requisitos das vagas.

Plano de atividades deve ser aprovado pelo curso

Com base nas funções que o estagiário terá de desempenhar, as universidades ajudam a formular os requisitos, estabelecendo o semestre mínimo com base na grade curricular.

    

Como escolher um estágio?

Busque um estágio em uma área de seu interesse. Procure conhecer as funções que serão atribuídas ao estagiário para saber se você terá condições de realizá-las. Lembre-se de que o estágio é uma etapa de aprendizado, portanto, é recomendável que você vá atrás de atividades que ampliem sua formação.

      

Como conseguir um estágio?

Para encontrar uma vaga disponível, você pode consultar diretamente a empresa em que pretende estagiar ou uma agência de integração. Porém, a maneira mais simples é procurar a própria instituição onde você estuda. Muitas universidades têm um setor que monitora as vagas disponíveis e ajuda a indicar estudantes aptos a concorrer a elas. Algumas também funcionam como agência de integração.

    

O que é uma agência de integração?

A agência de integração é a entidade que faz a intermediação da relação entre a empresa que contrata o estagiário, a universidade a que ele está vinculado e o próprio estudante. A agência atua na captação de universitários e vagas, na triagem dos candidatos e no acompanhamento do estágio.

    

Qual é a carga horária de um estagiário?

Para estudantes do Ensino Superior, a carga horária é de seis horas diárias 30 horas semanais. Quando o estágio alternar teoria e prática, a jornada poderá ter até 40 horas semanais, desde que isso esteja previsto no projeto pedagógico do curso e da instituição de ensino. As empresas costumam flexibilizar horários conforme os compromissos acadêmicos dos estagiários. Eventualmente, pode-se trabalhar menos tempo em um dia da semana, compensando as horas ao longo da semana.

    

Quanto tempo dura um estágio?

A duração máxima de um estágio é de dois anos.

    

Estagiário tem férias?

Sim. A Lei 11.788 (Lei do Estágio), de 2008, estabelece 30 dias de recesso, preferencialmente durante as férias escolares, para estágios de um ano. O estudante também recebe o valor da bolsa no mês do recesso. Em estágios com menos de um ano, o período é proporcional (15 dias para um contrato de seis meses, por exemplo).

     

Que outros benefícios têm o estagiário?

Além da bolsa, o estagiário tem direito a vale-transporte e alimentação.

    

Qual é a diferença entre estágio curricular e estágio não obrigatório?

O estágio curricular é parte da graduação, e sua carga horária é requisito para a obtenção do diploma. O estágio não obrigatório é uma atividade opcional. A lei prevê pagamento de bolsa e benefícios apenas para o estágio não obrigatório.

   

Confira a íntegra do texto da lei 11.788/08, que regulamenta o estágio, no link clic.sc/leiestagio.

Publicado em 12/11/2013 no Diário Catarinense.

Exibições: 72

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço