Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estado Brasileiro: um obstrutor do desenvolvimento.

Há muito tempo que venho repetindo isto: o Estado brasileiro, que outrora, no século passado, foi um promotor do desenvolvimento econômico e social, tornou-se, desde os anos 1990, pelo menos, o principal obstrutor do crescimento econômico e da prosperidade social.
Literalmente TUDO o que depende apenas do setor privado e dos esforços individuais registra um progresso sensível, e TUDO o que depende do Estado demonstra um atraso inaceitável, indesculpável, criminoso, mesmo.
Enquanto os brasileiros não aceitarem essa constatação singela, quase simplória, evidente ao ponto do óbvio ululante, como diria Nelson Rodrigues, eles continuarão a demandar políticas públicas, ativismo estatal, e os empresários também demandarão "políticas setoriais", todos mistificados por um Estado ineficiente, perdulário, assaltado por hordas de oportunistas sedentos de recursos públicos, quando não por companheiros interessados no seu enriquecimento pessoal e no seu projeto de poder, que é, obviamente, a eternização do monopólio político.
Sinto muito pelos brasileiros, mas eles aprenderão pela via mais desastrosa, que é a da falência dos serviços públicos, do endividamento excessivo, da corrupção e dos gastos inúteis.
Talvez um dia tenhamos, por via do que eu chamo de  "fronda empresarial", uma revolta contra esse mesmo Estado, uma contenção desse ogro famélico, dotado de uma voracidade tributária sem par nos exemplos conhecidos, e o início de uma outra via, de maior liberdade econômica via mercados (aliás detestados pelos companheiros famélicos de poder). Vai ser pelo lado mais difícil, mas parece que será assim.
Paulo Roberto de Almeida

Fonte:http://diplomatizzando.blogspot.com.br/

Exibições: 85

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço