Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

EUA já emitem mais vistos a brasileiros que a chineses

 

Patriota e Hilarry Clinton discutem amanhã formas de facilitar e tornar mais eficiente a emissão de vistos

 

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos se reuniu ontem, segunda-feira (22/10), para discutir alternativas e formas de facilitar ainda mais a concessão de vistos para brasileiros. A emissão de vistos de turistas para o país ultrapassou a China no ano passado, que tem uma população cinco vezes maior e cresce em um ritmo quatro vezes mais rápido do que o Brasil. Foram 746,3 mil vistos do tipo em 2011, ante 701,7 mil dos chineses.

Amanhã, a secretária de Estado, Hillary Clinton, e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, vão se encontrar em Washington para discutir o assunto. O mais provável é que sejam discutidas formas de intensificar e tornar cada vez mais eficiente a emissão de vistos. A eliminação  ainda está longe de acontecer, entre outras razões por ser uma fonte de renda para o Departamento de Estado, que fatura quase US$ 200 milhões por ano com as emissões.

Em visita ao Brasil em julho, a a secretária do Departamento de Seguranca Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, assinou declarações de intenção para facilitar as viagens de passageiros  e comércio bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos.

O documento garantia que  os integrantes dos dois governos criariam um grupo de trabalho sobre assuntos relativos a vistos entre os dois países. Um dos procedimentos a ser estudado é a criaçao de medidas para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos (Visa Waiver) justamente para eliminar a necessidade de vistos. Janet, no entanto, ressaltou na época que há uma série de requisitos inegociáveis a serem atendidos para que o Brasil faça parte do Visa Waiver e que provavelmente isso não ocorreria no curto prazo. " Vai ser algo que em seis meses vai ficar pronto? Não. Não é possível estimar um prazo, mas estamos absolutamente interessados em ajudar", afirmou a secretária.

 

Recorde

A a embaixada e os consulados americanos no Brasil emitiram  número recorde de mais de 1 milhão de vistos de não-imigrantes para brasileiros nos últimos 12 meses. De janeiro a setembro de 2012, o crescimento foi de 16% em relação ao mesmo período do ano passado, o que obrigou consulados no País a dobrarem seu pessoal e criarem novas centrais de triagem, os Casvs, para desafogar os postos de entrevistas.

Dessa forma, a espera pelo visto caiu significativamente - entre agendar o atendimento e ter em mãos o passaporte com a permissão de entrada, o futuro viajante espera, em média, uma semana. A demora já foi de até três meses por um horário de atendimento no Consulado na capital paulista, além de mais 15 dias úteis para o processamento do visto.

Quando o assunto é visto de trabalho e de estudante, a China ainda recebe um número maior que o Brasil. Há dez anos, a situação era ainda mais distante: os brasileiros estavam em 6.º lugar nessa lista, atrás de México, Coreia do Sul, China, Índia e Taiwan.

Hoje, o Brasil só recebe menos vistos americanos de turistas e negócios que o México, que tem fronteira terrestre com os Estados Unidos e recebeu 1,1 milhão de licenças desse tipo no último ano.

FONTE: ÉPOCA

Leia mais em: http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2012/10/eua-...

Exibições: 452

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço