A edição de 2024 da competição acontece em Lyon, na França. O Brasil terá representantes em 56 modalidades diferentes.
O mundial de profissões técnicas vem aí para mostrar quais países tem os melhores profissionais do mundo e o Brasil está na disputa. A WorldSkills 2024 acontecerá entre os dias 10 e 15 de setembro em Lyon na França. Nosso país vai contar com representantes em 56 diferentes modalidades. São alunos e ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Todos passaram por treinamentos e seletivas regionais e nacional nos moldes da prova internacional.
Para entrar no clima de competição, o Geração SESI SENAI conversou com o ex-aluno e atualmente instrutor de Elétrica do Firjan SENAI Jacarepaguá (RJ), Gilmar Ribeiro Andrade, que já foi 1º lugar na WorldSkills Americas 2012. Gilmar citou a importância da instituição em sua carreira profissional e afirmou que ela mudou a sua mentalidade.
“Na verdade, aprendi a me tornar um profissional com base nos ensinamentos que obtive dentro do SENAI. Desde o primeiro contato com os professores, conteúdos didáticos, aulas práticas e teóricas, comecei e me desenvolver como profissional, não só na parte técnica, mas também na parte de atuação profissional, nas relações, atitudes, comportamentos e aprimoramento”, conta.
Em sua visão, o período em que participou da WordSkills foi onde mais se desenvolveu tecnicamente na área da elétrica. Durante os treinamentos, teve a oportunidade de aprender e dominar diversos equipamentos do seguimento, aprimorar técnicas, desenvolver raciocínio lógico, resolução de problemas, análise de defeitos, utilização de instrumentos e dispositivos.
“Uma experiência muito marcante para quem está se desenvolvendo e é quer se destacar no mercado de trabalho, seja em uma empresa, ou construindo seu próprio negócio. Hoje, atuando no segmento industrial, consigo aplicar muitas técnicas aprendidas e desenvolvidas dentro dos treinamentos para WoldSkills, me fazendo compreender como foi importante a decisão de participar, dedicar-se ao processo de treinamento e atualmente colher os frutos dessa jornada”, reconhece o instrutor.
Como conselho para os competidores atuais, Gilmar cita a importância de vivenciar intensamente as experiências da competição. “Participe, se dedique ao treinamento, viva a experiência, se dedique ao máximo a cada processo, aprenda com cada detalhe, crie vínculos, não tenha medo, busque conhecimento ao máximo. Pois os resultados serão incalculáveis. A experiência de passar por uma competição é única, e sem dívidas é um divisor na vida profissional daquele que se propõe a viver o processo”, recomenda.
Gilmar entrou no SENAI aos 14 anos, onde realizou o seu primeiro curso de Eletricista Instalador Predial. Foi 1º lugar na WorldSkills Americas em 2012, recebendo a melhor pontuação entre todos os competidores da delegação brasileira. Atua há 11 anos como instrutor no SENAI e tem uma página Instagram com mais de 100 mil seguidores. Na rede, relata as vivências e dá dicas para profissionais da elétrica.
“A página surgiu da necessidade de gerar bons conteúdos no meu seguimento que é elétrica e automação. Nas redes sociais, compartilho conhecimentos reais e que podem auxiliar na vida dos profissionais e pessoas que me seguem. Sem dúvidas, é uma responsabilidade enorme. Sigo descomplicando a área de eletricidade e influenciando novas pessoas a entrar na área profissional, de forma que possam construir suas vidas através da área técnica industrial”, comemora.
O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria e no canal do WhatsApp Geração SESI SENAI. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração
Por: Matheus Venzi
Edição: Lucas Correa
Design: Lara Araújo
Da Agência de Notícias da Indústria
https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/geracao-sesi-sen...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI