Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Exclusivo: Stella McCartney fala sobre criar para a mulher moderna

Nós nos maravilhamos com a abordagem moderna da estilista para o novo jeito de se consumir luxo, por seu compromisso em ser um agente de mudança na indústria e a moda do futuro. Confira a entrevista super especial!

Stella McCartney me faz uma pergunta para a qual não tenho resposta: "Você sabe do que a viscose é feita? As pessoas não", diz ela. "E a nova ideia de luxo é saber de onde sua moda também vem".

Sua marca acaba de completar 11 anos e é uma das poucas labels de luxo que se compromete com um comércio livre de crueldade, promovendo a sustentabilidade e a consciência ecológica. Tão apaixonada por mudanças, que a campanha Inverno '17 da marca foi filmada em um aterro para ilustrar o desperdício da indústria da moda.

Mas como seria a Stella McCartney nesta época, onde a base do luxo denota ter que possuir uma bolsa de couro exótico, um casaco de vison de pelúcia ou ambos? Nós encontramos a designer em sua recente festa no telhado no telhado de Andaz Tóquio para conversar sobre sustentabilidade, moda e muito mais.



A mulher Stella McCartney é consciente do meio ambiente?

Não acho que ela seja necessária. Algumas são, mas a maioria delas nem sequer sabe que a bolsa Fallabella não é feita de couro. Produzir uma bolsa de couro ecológico que se parece com a coisa real é a minha melhor conquista. Não é culpa do consumidor que eu não queira trabalhar com couro ou peles, é minha missão pessoal produzir uma peça que seja ainda melhor do que as alternativas que usam subprodutos animais. Acabamos de fazer parceria com a Sea Shepherd Conservation Society, uma organização de conservação de animais selvagens marinhos sem fins lucrativos para fazer nossa parte pelo meio ambiente, através do projeto Ocean Legend. Desenvolvemos uma bolsa usando poliéster reciclado feito de garrafas de plástico que são encontradas no oceano.

Qual é o processo de abastecimento para os materiais certos?

A indústria da moda é a segunda indústria mais prejudicial para o nosso planeta, e temos que encontrar constantemente novas alternativas de produzir nossas peças de forma mais ecológica. Muitas pessoas não sabem disso, mas a viscose é um dos materiais mais utilizados na moda que é derivado de árvores e extremamente prejudicial ao meio ambiente. Fizemos um compromisso e passamos três anos desenvolvendo e fornecendo viscose sustentável, assumindo o custo de desenvolvimento, o tempo e o esforço como empresa.


"Produzir uma bolsa de couro ecológico que se parece com a coisa real é a minha melhor conquista."

Quais são as suas peças favoritas das últimas coleções?

Eu sou um grande fã da bolsa Falabella. É uma das peças que eu usei por muitos anos e é uma boa peça de investimento por causa do design atemporal. Também gosto dos sapatos Elyse. Eles lhe dão três polegadas de altura com um conforto absoluto. Nosso mais novo lançamento, a tênis Eclypse assume uma vibe esportiva.

Qual é a parte mais difícil de projetar para mulheres hoje?

Entregar design e ser sustentável na moda não é algo que vem facilmente, mas tentamos. A maior parte da moda funciona de forma tradicional. Por exemplo, não é fácil se eu quiser produzir algo com lantejoulas. Eles são compostos de PVC, um material à base de óleo que é cancerígeno para as pessoas que manipulam o material durante a produção. Há uma limitação para o aspecto do design, e o mundo ainda não está pronto para isso.

por Evon Chng, Singapore


Exibições: 161

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço