Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fábricas de lingerie de Juruaia (MG) investem em práticas ecologicamente corretas

Fonte:|/triangulo-minas.blogspot.com|

Empresários de Juruaia, maior polo de lingerie de Minas Gerais, tentam diminuir os impactos ambientais da atividade. Eles utilizam tecidos ecológicos, reciclam materiais e envolvem os empregados na discussão de alternativas para racionalizar recursos naturais.

Há 15 anos no ramo, a empresária Rosana Marques, da Ouse e Use, resolveu comprar tecidos de fibras naturais, conhecidas como modal, para incrementar a produção. Um deles é a fibra de bambu, um tecido mais absorvente que o algodão, antibacteriano e que não amassa.

O tecido de ecofibra, produzido a partir de garrafas pets, é outra aposta de Rosana Marques. "Cada peça confeccionada com este material equivale a três garrafas pets", informa a empresária, que destaca a maciez e a durabilidade do tecido. Rosana exporta para o Japão e a Suíça e vende para distribuidores em todo o Brasil. Na empresa dela, os empregados participam da identificação de medidas para a racionalização de recursos naturais.

Na confecção do empresário Márcio Del Vale Piza, as sobras de tecidos que antes iam para o lixo agora são matéria-prima para um grupo de artesãos. Os retalhos são doados e se transformam em tapetes rústicos que geram emprego e renda para famílias da região.

Outra iniciativa que tem dado certo é a do empresário Júlio César Lara. Ele troca embalagens das peças por prêmios. A cada saco plástico devolvido, o cliente ganha pontos que podem ser trocados por brindes.

Polo de lingerie

Juruaia é hoje a maior produtora de lingerie de Minas Gerais. No Brasil, só perde para Fortaleza (CE) e Nova Friburgo (RJ). São cerca de 150 micro e pequenas empresas que geram mais de quatro mil empregos diretos e representa 60% do PIB da cidade.

O Sebrae-MG oferece aos empresários e funcionários do pólo cursos técnicos nas áreas de produção, gestão, design e qualidade. A instituição também colaborou para a formação de uma Central de Negócios. Por meio dela, os empresários dividem custos de capacitação e consultorias e conseguem preços mais competitivos com práticas conjuntas de compra, marketing e venda.

Felinju

O governador Antônio Augusto Anastasia estará em Juruaia, em 27 de abril, para o lançamento da 13ª Felinju. A feira sedia o lançamento da coleção de inverno do polo. O evento é promovido pela Associação Comercial de Juruaia (Aciju).

28 de abril a 1º de maio

Juruaia/MG

Informações: (35) 3221-6300

Assessoria de Imprensa do Sebrae-MG

Exibições: 288

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço