Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

"Para satisfazer as necessidades de nossos clientes, daremos a eles o que eles querem, não o que nós queremos dar."
Steve James
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o Administrador não reúne sua equipe para fazer avaliações estratégicas, tendo muitas vezes falta de comunicação interna e consequente decisões com resultados diferentes para o mesmo objetivo.
Vejamos um exemplo muito comum que deparo em alguns clientes.
A área comercial fecha um contrato de um projeto, aonde após todos os levantamentos técnicos, chega-se ao preço de venda, onde estão contemplados todos os custos estimados para a realização do mesmo.
O cliente, não satisfeito com o preço de venda, renegocia o projeto com a equipe de vendas, que, por iniciativa própria, desconsidera alguns itens de custos com o objetivo de reduzir o preço de venda e, consequentemente, repassá-lo ao cliente.
Após fechado o contrato com o cliente, a diretoria da empresa, não satisfeita com os resultados obtidos, por iniciativa própria reduz mais alguns elementos de custos, mas desta vez, não repassa ao cliente, aumentando a sua margem de lucro.
Após a revisão da diretoria, o projeto vai para a produção. A equipe da produção, que sempre é cobrada por prazos e qualidade, não medirá esforços para atingir o seu objetivo. Sendo assim, faz um produto fantástico, pois, não mediu esforços para tal.
No final, o produto que teria uma rentabilidade notável, do ponto de visto da diretoria, pode ter dado prejuízo devido ao pessoal da produção não estar alinhado com os objetivos da diretoria.
O cliente certamente ficou feliz, pois com a não medição de esforços da produção para atingir o prazo e a qualidade, gastou mais do que a diretoria esperava. O cliente foi surpreendido positivamente.
No final, a equipe de vendas atingiu a meta e ganhou a sua comissão, a equipe de produção, cuja meta estava focada em prazo e qualidade, também atingiu a sua meta, mas... o dinheiro esperado pela diretoria não apareceu. Situação típica de empresas médias e pequenas, com características familiares, que não se reúnem para discussões estratégicas. Reuniões estratégicas fazem parte do negócio e, quando usada de maneira adequada e impessoal, rende resultados, Não basta apenas fechar negócios, deve se pensar estrategicamente, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.

 

Fonte http://planecon.blogspot.com/2011/12/falta-de-comunicacao-causa-pre...

 

Vivências reais da PLANECON ESTRATÉGIAS

Exibições: 108

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço