Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

FGV: roupa de inverno está 5,27% mais cara este ano

Fonte:|economia.estadao.com.br|

AE Agencia Estado

SÃO PAULO - Os preços das roupas de inverno - agasalhos, blazers e calças - subiram mais nos últimos 12 meses do que em igual período anterior, de acordo com levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Enquanto de 22 de junho de 2008 a 22 de maio de 2009 o preço desse tipo de roupa aumentou 2,63%, de 22 de junho de 2009 a 22 de maio deste ano a alta foi de 5,27%, em média. A boa notícia é que esses reajustes têm ficado um pouco abaixo da inflação geral (medida pelo Índice de Preços ao Consumidor, o IPC), que acumulou 5,47% nos últimos 12 meses. "Os produtos vêm ficando mais caros, mas ainda perdem para a inflação geral. Com o aumento do poder de compra dos consumidores, eles pressionam menos o orçamento", diz André Braz, economista da FGV.

Os especialistas creditam o aumento menor à grande concorrência no setor de vestuário, bem como o dólar mais baixo, que favorece a importação de peças de outros países, que chegam custando menos. A expectativa para todo o ano de 2010 é que, por conta da demanda aquecida das roupas, os preços desses produtos acompanhem a inflação, que deve chegar a 6%.

Na comparação por itens isolados, porém, alguns subiram bem mais do que a inflação, como no caso do terno masculino, que aumentou 12,51% nos últimos 12 meses, seguido pelo blazer masculino, que ficou 10,08% mais caro no mesmo período. Essas variações podem ser explicadas pelo encarecimento de algumas matérias-primas, como algodão e fibras sintéticas. "O preço do algodão subiu 50% nos últimos 12 meses. Já o das fibras acompanha o aumento do petróleo", diz Fernando Pimentel, diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.

Neste ano, o comércio estima que as vendas irão crescer 9% em maio e junho nos shoppings, impulsionadas pelo vestuário de inverno. As informações são do Jornal da Tarde.

Exibições: 44

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço