Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|diariodonordeste.globo.com|

O EVa percprre, nesta quarta edição da série "Mãos que fazem história" , o caminho das fibras naturais. Elas podem ser encontradas com abundância em várias regiões do Ceará, a exemplo das palhas de carnaúba, em Itaiçada e Sobral; e de milho, no Cariri

A carnaúba, árvore da vida e símbolo do Ceará, é fonte de renda para muitas famílias. Suas folhas, em forma de leque, são trançadas pelas mãos habilidosas das artesãs. No chapéu ou em peças com design inovador, essa palha é a mais tradicional. Porém, a diversidade de fibras naturais no Estado proporciona infinitas possibilidades de criação, perpetuando uma herança indígena, seguida por várias gerações. Do milho, coqueiro, sisal, cipó, croá, da bananeira, taboa e taboca surgem tramas de diferentes texturas.

Muitas vezes, esses materiais estão disponíveis no próprio quintal de casa, outros vêm da roça ou mesmo do meio da mata. Nada, contudo, limita a criatividade das incansáveis artesãs. Por meio do artesanato, elas se reúnem, se organizam e vão conquistando a independência financeira e também a autonomia da rotina doméstica. Exemplos que nos dão cearenses como Raimunda Lúcia (Itaiçaba), Terezinha Felintro (Juazeiro do Norte), Francisca Jardelina (Guaramiranga) e Helena Jerônimo (Sobral).

Algumas trabalham de forma solitária, seja na calçada das casas, na cozinha, na varanda, não importa. O essencial é ressaltar a persistência, o talento, a sabedoria e a forma como essas mulheres de fibra solidificam suas histórias de vida.

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Com farta matéria-prima, as artesãs se renovam a cada dia. Elas utilizam diferentes técnicas para criar acessórios de moda, peças de decoração e utilitárias
PATRÍCIA ARAUJO E MARÍLIA CAMELO

Exibições: 126

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço