Para o reitor da UEMA, Walter Canales, a colaboração proporcionará aos estudantes uma experiência prática enriquecedora, permitindo que conheçam de perto os componentes de suas futuras profissões. Confira a matéria na íntegra no site da FIEMA.
Bibliotecas do SESI-MS ofertam cursos para 60+
Presentes em 43 cidades do Mato Grosso do Sul, as Bibliotecas da Indústria do Conhecimento do SESI, do MS, trazem como novidade para 2024 a oferta de cursos para crianças e pessoas acima de 60 anos. Acesse a lista no site do SESI-MS.
O Projeto 60+ busca levar inclusão digital para a terceira idade. As aulas semanais e presenciais são focadas em como usar as principais ferramentas do celular, redes sociais e sites de pesquisas. Os cursos são para quem tem 60 anos ou mais, mas pessoas mais novas também podem participar.
Para as crianças de 7 a 11 anos da rede pública de ensino, as aulas são de iniciação tecnológica - robótica. O objetivo é que os alunos desenvolvam competências como: pensamento crítico, lógica de programação e computacional, criatividade, raciocínio lógico e resolução de problemas. As aulas são semanais e presenciais e acontecem ao longo do ano inteiro. O curso também inclui passeios e visitas a indústrias.
FIRJAN abre inscrições para Prêmio Faz Diferença
Empresas associadas à FIRJAN têm até 8 de março para se inscreverem na 21ª edição do Prêmio Faz Diferença para concorrerem na categoria “Desenvolvimento do Rio”.
A iniciativa contemplará ações ou projetos realizados em 2023 no estado do Rio de Janeiro que contribuem para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A cerimônia de premiação está prevista para acontecer na Casa FIRJAN, em Botafogo, no dia 19/6. Saiba mais no site da FIRJAN.
Bahia inaugura nova unidade da FIEB
A cidade de Teixeira de Freitas (BA) inaugura nesta semana a Unidade Integrada Max Feffer, que conta com uma escola de educação básica do Serviço Social da Indústria (SESI-BA), uma escola técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-BA), um escritório do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA) e do Núcleo de Serviços da FIEB.
O desenvolvimento das indústrias do interior do estado, especialmente as de micro e pequeno porte, é um dos pilares da atuação do Sistema FIEB. “Por isso queremos nos aproximar ainda mais dos empresários para ouvir seus pleitos e buscar formas de apoiá-los”, destaca o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos. Confira tudo no site da FIEB.
Iniciativa reúne 37 eventos para impulsionar economia do DF
Entre os dias 28 de fevereiro a 10 de março, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA) organiza, junto com o governo do Distrito Federal, a Câmara Legislativa do Distrito Federal e outras instituições, o Inspira Brasília
A iniciativa inclui 37 eventos sobre economia criativa, fomento aos negócios locais, turismo, comércio, indústria e outros serviços, com temas variados, como tecnologia, arte, música, gastronomia, cultura, audiovisual, negócios e marketing. Ao longo dos 12 dias, o público poderá ter acesso gratuito ao SESI Lab. Saiba mais no site da FIBRA.
Oportunidade de negócios com Taiwan para empresários do Pará
No dia 29 de fevereiro, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) promoverá uma nova edição do evento Oportunidade Negócios, com a participarão de representantes da República de Taiwan, uma das economias mais desenvolvidas da Ásia e importante parceiro comercial do Pará.
Participam da iniciativa o Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA), a Taiwan Trade Center do Brazil (Taitra), a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), a Associação Comercial do Pará (ACP) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), com o apoio do SEBRAE no Pará.
Na ocasião, as entidades assinarão um termo de entendimento para ampliar o relacionamento com o mercado asiático. Saiba mais no site da FIEPA.
FIESP lança cartilhas sobre blockchain e atuação do CARF e do TCU
Com objetivo de trazer conhecimentos práticos para as indústrias, a FIESP lançou três cartilhas. Uma delas trata da tecnologia blockchain. As outras duas trazem informações sobre o funcionamento do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) e do Tribunal de Contas da União (TCU). Acesse o site da FIESP.
Para o diretor do Departamento Jurídico da FIESP, Renan Cruvinel, além dos ganhos de monetização, o uso de blockchain pode trazer redução de custos e um ganho de eficiência. Outra vantagem é a descentralização, uma vez que o arquivo de dados não é alimentado apenas por um servidor.
“A gente usou uma linguagem do dia a dia. A linguagem técnica é uma barreira e a cartilha passa por 12 macro setores. Falamos sobre os desafios de cada setor e os benefícios que podem ser colhidos com o uso da tecnologia. É uma tecnologia recente, mas que vem avançando. Para quem conseguir aderir, acredito que possa ter benefícios, melhorando a eficiência do negócio”, explicou um dos autores da cartilha, Daniel Matos, doutorando em Direito pela Mackenzie e em Economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Inscrições abertas para mulheres participarem de programa de negócios da Fiesc
A Academia FIESC de Negócios está com inscrições abertas para mulheres participarem da segunda edição do Programa Internacional de Educação Executiva (PIEE) em parceria com a Nova SBE, de Lisboa, como foco em carreira.
O evento ocorre nos dias 7 e 8 de maio, em Florianópolis, e contará com a participação de Marta Pimentel, diretora de educação executiva da Nova SBE; Flavia Camanho, especialista em desenvolvimento humano e governança familiar; Patrícia Ansarah, psicóloga organizacional; Monika Conrads, presidente do conselho de administração na Moinho Paulista SA; Renata Amaral, secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento e Orçamento; e Valéria Café, diretora-geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Saiba mais no site da FIESC.
Como participar do Brasil Indústria?
O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: agenciacni@cni.com.br.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI